
Gaspar Noé, de 51 anos, explicou ter optado por filmar em 3D porque a técnica dá ao espectador "um maior sentimento de identificação com o personagem principal e seu estado melancólico". Há vários anos, os pornôs clássicos têm sido filmados em 3D. Mais de 2 mil pessoas formaram uma fila muito antes do início da exibição, pouco depois da meia-noite de quinta-feira, mas dezenas de expectadores com ingresso não conseguiram entrar no Palais des Festivals e protestaram.
Confira trailer de 'Love':
O filme narra as memórias de Murphy, um cineasta, que recorda sua história de amor, paixão, jogos e excessos. Noé, que vive e trabalha na França, quis "mostrar o estado de amor mais carnal", de acordo com as notas da produção. "Por anos, eu sonhava em fazer um filme que poderia reproduzir a paixão de um casal apaixonado em todos os seus excessos físicos e emocionais", acrescenta.
"Um melodrama contemporâneo, incluindo cenas de sexo e que transcende a regra ridícula que diz que um filme clássico não pode conter cenas explicitamente sexuais, porque todo mundo gosta de fazer amor. Eu quero filmar o que o cinema raramente permite filmar, ou por razões comerciais ou por razões legais", concluiu Noé.
O diretor responsável pela seleção de Cannes, Thierry Fremaux, apresentou o filme ao anunciar ao público que "conheceu muito, muito bem os personagens em duas horas". Nesta quinta-feira, 21, ele defendeu a abordagem do cineasta. "Gaspar Noé fez um filme que a gente adora ou odeia. A literatura ou a pintura visitam a questão da representação do corpo, do sexo, do amor físico. Muitos poucos cineastas o fizeram em 120 anos de história do cinema: Bertolucci, Oshima, Bellocchio, Lars von Trier e Gaspar Noé".
Mesmo produtor de 'Welcome to New York'
O filme é produzido por Vincent Maraval, também produtor de "Welcome to New York" sobre o caso de assédio sexual envolvendo Dominique Strauss-Kahn, lançado apenas em DVD.
Esta não é a primeira polêmica em que o cineasta se envolve. A exibição, em 2002 na Croisette, do filme estrelado por Monica Bellucci e Vincent Cassel 'Irreversível' mostra em particular uma interminável cena de estupro que escandalizou o festival. À época, vinte pessoas foram vítimas de desmaios ou crise de nervos durante a exibição, enquanto dezenas de espectadores preferiram deixar a sala.
Gaspar Noé teve direito desta vez a muitos aplausos. Mas o filme também foi goleado nas redes sociais por críticas que falavam de "sexo ruim que você não vê o fim". As críticas da imprensa foram, em geral, muito negativas. "Não é um filme pornô, os diálogos não chegam a este nível", ironizou o jornalista da BBC Jason Solomons.
Para François Aubel, editor de cultura do jornal Figaro, 'Love' é um "filme de sábado à noite no Canal%2b, com um argumento amoroso sofrível". O britânico The Guardian considerou o filme "absurdo, mal interpretado". "Noé quer mostrar bunda, mas não é excitante. Ele não pode deixar de perturbar a beleza de sua 'mise en scène' pontuando 'Love' com seu narcisismo e seu desejo de perturbar o mundo", comentou Clement Ghys do Libération.
"A última coisa a fazer em Cannes é ler as críticas", declarou por sua vez Thierry Frémaux. Uma coletiva de imprensa de Noé está prevista para o início da tarde.