Morreu nesta sexta-feira, 27, aos 83 anos, o ator norte-americano Leonard Nimoy. Conhecido por interpretar o Sr. Spock no seriado 'Jornada nas estrelas' (1966-1969), o ator foi internado na semana passada, às pressas, em um hospital de Los Angeles — ele morava em Bel Air —, com dores no peito, algo que vinha sendo recorrente no cotidiano de Nimoy, cuja saúde estava bastante debilitada.
saiba mais
-
Frank Underwood sofre na estreia da terceira temporada de 'House of cards'
-
Adnet comenta nova fase de programa: ''Tivemos uma liberdade decepcionante''
-
'Jesus no pescoço': foto de Fernanda Souza vira meme nas redes sociais
-
'Além da escuridão - Star Trek' consolida habilidade de J.J. Abrams à frente da franquia
-
Ator de Star Trek e O Exterminador do Futuro morre após ser esmagado pelo carro
-
'Star trek' tem data para voltar à TV e roteirista dos filmes está no projeto
-
Joseph Gordon-Levitt aparece como Edward Snowden em primeira foto de filme
A última aparição de Nimoy como Spock foi no longa 'Além da escuridão: Star trek', de 2013, quando o veterano contracenou com a versão mais jovem do personagem, interpretada por Zachary Quinto. Companheiro do Capitão Kirk (William Shatner na série dos anos 1960), o personagem é considerado por muitos fãs o mais querido da saga estelar, com bordões como "Vida longa e próspera".
Vida longa e próspera
Uma mão erguida com a palma para a frente e o dedo médio separado do anelar: a saudação vulcana, gesto icônico de Spock, é uma das criações de Nimoy que entraram para a história de 'Star trek'. Em entrevista ao site JNS.org em 2013, o ator revelou que inspirou-se em uma tradição religiosa para desenvolver o gesto. "O diretor me perguntou o que eu tinha em mente e eu sugeri o gesto usado pelos cohanim", contou o ator, referindo-se aos sacerdotes que mantêm vivas as tradições religiosas em comunidades judaicas.
A posição das mãos que Leonard usou como referência representa, no judaísmo, um momento de benção. Já no universo de 'Star trek', é apresentada como um costume originário do planeta Vulcano, onde Spock nasceu e costuma ser acompanhada do lema "vida longa e próspera". Tanto a saudação quanto a clássica frase surgiram em 'Amok time', primeiro episódio da segunda temporada da série, exibido em 1967. Menos conhecida, a resposta à saudação é "paz e vida longa" — um cumprimento rotineiro nas convenções e conferências de 'trekkers', como se denominam os fãs ardorosos da série.
O último tweet
Seguido por mais de um milhão de fãs de 'Jornada nas estrelas', Leonard Nimoy costumava usar o Twitter para se comunicar com trekkers. A última de suas postagens — que já alcançou mais de 70 mil retweets na rede social — diz: “a vida é como um jardim. Pode-se ter momentos perfeitos, mas não preservados, exceto na memória. LLAP”. A sigla, em inglês, diz Live Long and Prosper (Vida longa e próspera), saudação oficial de Star Trek. Outro tweet recente diz: “Não fumem. Eu fumei. Gostaria que nunca tivesse feito isso".
Citações memoráveis
Poucas personagens na televisão americana e mundial foram tão marcantes quanto o meio-vulcano, meio-humano Sr. Spock, de "Star trek', mas seu intérprete também era autor de pensamentos admiráveis. A seguir algumas frases, tiradas de 'Jornada nas estrelas' e da vida pessoal do polivalente artista:
-- "Sem seguidores, o mal não prospera" (Spock)
-- "Meus pais vieram para os Estados Unidos como imigrantes (aliens, em inglês), e se tornaram cidadãos americanos. Eu nasci em Boston, fui para Hollywood e me tornei um alien" (Nimoy)
-- "Computadores são excelentes e eficientes serviçais, mas não tenho desejo de servir a eles" (Spock)
-- "A lógica é o início da sabedoria, não o fim" (Nimoy)
-- "Spock é definitivamente um de meus melhores amigos. Quando eu coloco suas orelhas, não é como um dia qualquer. Quando eu me torno Spock, esse dia se torna algo especial" (Nimoy)
-- "Nunca entendi a capacidade feminina de evitar uma resposta direta a uma pergunta" (Spock)
-- "Eu fui e sempre serei seu amigo" (Spock para o capitão Kirk)
-- "Vida longa e próspera" (Spock)