Marisa Tomei já havia feito pequenas participações em filmes que passaram despercebidos. E aí, em 1991, Sylvester Stallone resolveu fazer uma comédia - 'Oscar'. No Brasil, chamou-se 'Minha filha quer casar'. Marisa fez sua filha. Os críticos caíram matando - no filme, no ator, na jovem atriz. Ela chegou a ser indicada para a Framboesa de Ouro, como pior atriz. Mas para algo serviu o papel. Deu-lhe visibilidade e, no ano seguinte, Marisa coestrelou 'Meu tio Vinny', com Joe Pesci. Dessa vez, ganhou o MTV Award como atriz revelação e o Oscar de melhor atriz coadjuvante.
saiba mais
-
Cartazes de 'Cinderela' revelam novos personagens
-
Monica Bellucci e Lea Seydoux são as novas 'Bond girls'
-
'Brincante' chega às telonas misturando elementos do teatro e do cinema
-
Jared Leto é o novo Coringa: 'Esquadrão Suicida' da DC Comics anuncia elenco
-
Atriz de 'Frozen' confirma que filme ganhará continuação
Talvez ela não tenha cumprido integralmente a promessa de seu Oscar, em 1992, mas faz meio século de existência com um currículo bem interessante. Apareceu em séries como 'A different world' e 'Seinfeld', filmes de diretores autorais como Sidney Lumet e Darren Aronofsky. Foi indicada a vários prêmios (Bafta, Globo de Ouro, Oscar de novo).
E ela tem ousado. Em 'Antes que o diabo saiba que você está morto' de Lumet, protagonizou cenas bem fortes de sexo com Philip Seymour Hoffman. Chegou a aparecer nua. Em 'O lutador', de Aronofsky, fez uma stripper e também teve cenas marcantes com Mickey Rourke, mas como o filme marcou a ressurreição do ator a mídia ficou mais ligada na atuação dele. Em 'Amor à toda prova', voltou a exibir seu timing de comediante ao lado de Steve Carrell e Ryan Gosling.
Talvez por ser latina, e ter dupla nacionalidade - italiana e norte-americana -, Marisa virou ativista contra o presidente George W. Bush. Dizendo que transformara os EUA num país assustador, chegou a cogitar de abandonar a 'américa'.
Marisa fez teatro - o revival de 'Um clarão nas trevas', que foi filmado com Audrey Hepburn, e 'Salomé'. E em 2009, aos 45 anos, ficou bem colocada - em 18º lugar - na lista das mulheres mais sexys do mundo da revista FHM. O papel no filme de Lumet, dois anos antes, com certeza contribuiu para isso. Marisa tem um irmão ator, Adam Tomei. Três anos mais jovem que ela, apareceu nos filmes 'O show de Truman - O show da vida', 'Independence Day' e 'O voo'.