
Recentemente, o folhetim 'Lado a lado' (TV Globo) venceu o prêmio Emmy Internacional, o mais importante no segmento. A trama de Claudia Lage e João Ximenes Braga contou a história de Zé Maria (Lázaro Ramos), capoeirista, e Isabel Nascimento (Camila Pitanga), dançarina com fama internacional.
No cinema, um dos filmes mais clássicos em que a capoeira brilha é 'O pagador de promessas'. O enredo fala de Zé do Burro, mas tem como pano de fundo a cultura afro-brasileira, discutindo o sincretismo religioso. Outra película é 'Besouro', de 2009, sobre o mestre Besouro Mangangá e a história da luta no Brasil.
Também há documentários, como 'Ginga: Um documentário de capoeira', produção que registra a trajetória de alunos do mestre de capoeira Jelon Vieira, e 'Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira', no qual um dos maiores capoeiristas do país, Mestre Pastinha, ganha os minutos desta produção de 1998.
A capoeira, porém, não é restrita ao audiovisual brasileiro. A luta aparece, por exemplo, em 'O protetor', no qual Kham, um jovem lutador, encara um embate contra um capoeirista usando técnicas do Muay Thai. Outra película estrangeira é 'Bem-vindo à selva', ação que tem nomes como Dwayne Johnson, Seann William Scott e Christopher Walken no elenco.
%2b Capoeira
O pagador de promessas (1962)
Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira (1998)
Bem-vindo à selva (2003)
O protetor (2005)
Ó Paí, ó (2007)
Besouro (2009)