

“Animação não é só arte voltada para crianças, existe também produção para adultos”, enfatiza Sávio Leite, coordenador do Dia da Animação em Belo Horizonte e diretor de eventos da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Reivindicação da comunidade, nesta terça, para o mineiro, é que os trabalhados realizados com essa linguagem sejam reconhecidos como cinema. “Gostaríamos que os nossos filmes fossem exibidos nos festivais de cinema, não apenas em mostras dedicadas às crianças”, explica.
MINAS O estado está bem na fita quando o assunto é cinema de animação. A produção local, explica Sávio, tem sido reiteradamente convidada para mostras. Ele destaca, na programação que vai ser apresentada, 'Los rosales', de Daniel Ferreira, filmado na Itália. O cineasta foi selecionado por programas da Benetton dedicados a jovens talentos, com idade até 21 anos. “É um filme que vai dar o que falar, pois é muito bem realizado”, avisa. Daniel criou uma história de robôs cujos personagens são construídos com sucata de metal e parafusos.
É de Sávio Leite o livro 'Os subversivos', uma história da animação em Minas. A produção local, explica, remete a curso dos anos 1980 na Escola de Belas-artes da UFMG. Mas existem pioneiros da animação no estado. Como obra de Helvécio Ratton dos anos 1960. Ou comercial e filme, realizados no início do século 20, por Higino Bonfioli. Sávio é também o criador da Mostra Udigrudi de Animação (Mumia), cuja 12ª edição será realizada de 2 a 18 de dezembro.
O filme de abertura da programação do Dia da Animação é 'Até que a Sbornia nos separe', do gaúcho Otto Guerra, que se dedica à animação há mais de três décadas.
Dia Internacional da Animação
Exibição de curtas de animação. Nesta terça-feira, a partir das 18h. Cine Sesc Palladium, Avenida Augusto de Lima, 420, Centro, (31) 3214-5350. Entrada franca. Os ingressos podem ser retirados duas horas antes da sessão.