saiba mais
-
George Clooney interrompe lua de mel para divulgar trailer de novo longa
-
Ultrapassado por 'Hoje eu quero voltar sozinho' no Oscar, 'Tatuagem' é candidato ao Goya
-
Brasil é um dos 83 países na luta pela indicação ao Oscar
-
Joaquin Phoenix repete parceria indicada ao Oscar com Paul Thomas Anderson em 'Vício inerente'
-
Família de ganhador tenta vender Oscar e é processada pela Academia de Hollywood
-
Oscar 2015: pré-lista de indicados tem dois documentários brasileiros
-
Robin pode ser mulher em novo filme do Batman: Jena Malone é apontada para o papel
-
Neil Patrick Harris é confirmado como apresentador do Oscar 2015
-
Relembre legado de Marie Dubois, atriz que foi musa da Nouvelle Vague
Dirigido por González Iñárritu (indicado ao Oscar por 'Babel', 2006), 'Birdman' chega aos cinemas dos Estados Unidos na próxima sexta-feira e tem previsão de estreia para janeiro no Brasil. O filme foi muito elogiado pela crítica no Festival de Veneza. Muitos o consideram uma das melhores produções do ano e Keaton apontado como uma aposta certeira para o Oscar.
O longa-metragem também representa uma espécie de renascimento da carreira do ator, que não tinha tanto destaque desde que protagonizou o super-herói Batman, sob a direção de Tim Burton, em 1989 e 1992. "Birdman é tão bom que sua qualidade é, francamente, emocionante", escreveu um crítico na revista Forbes. "Nunca me apeguei menos a um personagem do que a Riggan, mas eu o entendo em muitos níveis porque é um homem visceral, verdadeiro e tremendamente humano", disse Michael Keaton, de 63 anos, que passou muitos anos afastado dos holotes.
Primeira comédia de Iñárritu
O filme foi rodado no teatro St. James de Nova York, onde o personagem de Keaton adapta uma peça a partir do conto de Raymond Carver "Do que falamos quando falamos de amor". 'Birdman' é a primeira comédia de Iñárritu, que é conhecido por dramas pesados como 'Amores brutos' (2000), '21 gramas' (2003) e 'Biutiful' (2010).
"Depois de tanta comida picante decidi que queria uma sobremesa e um pouco de descanso para meu estômago", brincou o cineasta. Mas Iñárritu destacou que, apesar do formato diferente de seus filmes anteriores, a mensagem é a mesma. "É incrivelmente trágico, mas também belo e divertido, que os humanos fracassem em suas tentativas solenes de triunfar", disse.
"Acredito que é a única maneira em que nós, como humanos, podemos sobreviver, rindo de nós mesmos um pouquinho e nos sentindo uma pouco melhor", completa. No filme, Iñárritu faz piada com a definição moderna de sucesso, baseada no número de "curtidas" no Facebook ou de seguidores no Twitter. Mas ele destaca que o "DNA do filme" é o conto de Carver, sobre tentar realmente ser amado nesta vida. "Isto é o que os seres humanos buscam, acredito que sem importar quem você é, e acredito que Riggan Thomson busca validação, amor, afeto", conclui.