Cinema

Ministério da Cultura abre inscrições para filmes brasileiros que pretendem concorrer ao Oscar

Um longa nacional será escolhido para representar o país na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira da edição 2015 do prêmio

Fernanda Machado

Paolo Sorrentino recebe prêmio por 'A grande beleza', longa italiano que venceu a categoria em 2014
A corrida pelo Oscar já começou para o cinema brasileiro. As inscrições para os filmes brasileiros que pretendem concorrer na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira da edição 2015 do prêmio foram abertas na última quinta-feira, 21, pelo Ministério da Cultura. Uma comissão de jurados irá escolher um único longa entre os inscritos para representar o país no prêmio.


Podem participar filmes que foram exibidos comercialmente, pela primeira vez no Brasil, por, no mínimo, sete dias consecutivos no período de 1º de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014, confirmado por meio de comprovante de exibição. Os interessados tem até o dia 10 de setembro para se inscrever pelo correio, enviando o requirimento acompanhado de 10 cópias do filme em DVD para o seguinte endereço:

Ministério da Cultura
A/C Secretaria do Audiovisual
SCS-Quadra 09 Lote C, Torre "B" – 8º Andar
Edifício Parque Cidade – Corporate
CEP: 70308-200 – Brasília/DF


Os últimos filmes brasileiros selecionados a concorrer à indicação foram 'O Som ao Redor' (2014), de Kleber Mendonça Filho; 'O Palhaço' (2013), de Selton Mello; 'Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro' (2012), de José Padilha; 'Lula, o filho do Brasil' (2011), de Fábio Barreto; 'Salve Geral' (2010), de Sérgio Rezende. A escolha do longa que irá disputar a estatueta em 2015 será anunciada em 18 de setembro.