Cinema

Mostra 'A ditadura na tela' exibe a resistência feminina no regime militar

Depois da exibição do filme vai acontecer um debate com pesquisadoras do Núcleo de História Horal da UFMG

Estado de Minas

Na programação da mostra 'A ditadura na tela', que marca os 50 anos do golpe militar de 1964, o Centro de Referência Audiovisual de Belo Horizonte (Crav), em parceira com o Núcleo de História Oral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (NHO – Fafich) da UFMG, exibe nesta quarta, às 19h, no Centro de Referência da Moda, o filme 'Subversivas – Retratos femininos de luta contra a ditadura' (1h36min). Depois da sessão, haverá debate com pesquisadores do núcleo. A entrada é franca.


'Subversivas...' investiga o período da ditadura militar no Brasil sob a ótica feminina. Teresa Angelo, Gilse Cosenza, Thereza Vidigal, Angela Pezzuti e Delsy Gonçalves participaram, cada uma a seu modo, da resistência ao regime militar no país. A memória das mulheres entrevistadas traz à tona os fatos que marcaram aquela época e as suas vidas.

Os depoimentos também revelam que a luta pela liberdade e pela democracia estava presente não somente nas ações políticas, mas nas relações pessoais, familiares, no trabalho e em todo o cotidiano, aparentemente simples, mas imbuído de uma crença e de uma busca por um país justo e livre. A direção é de Fernanda Vidigal e Janaina Patrocínio e os comentários ficam a cargo de Carolina Dellamore, do Núcleo de História Oral Fafich.


SUBVERSIVAS – RETRATOS FEMININOS DE LUTA CONTRA A DITADURA
Exibição do documentário de Fernanda Vidigal e Janaina Patrocínio, quarta, às 19h. Centro de Referência da Moda, Rua da Bahia, 1.149, Centro. Entrada franca.