São obras representativas do gênero, em seleção que mescla filmes famosos como 'O segredo das joias', de John Huston, e 'O mensageiro do diabo', de Charles Laughton e Robert Mitchum, além de exemplares de primor técnico ainda desconhecidos do grande público, como 'Passos na noite', de Otto Preminger, com Dana Andrews, Gene Tierney e Garry Merrill no elenco.
A mostra inclui ainda duas sessões do projeto História permanente do cinema, que ocorrem respectivamente nos dias 20 e 27, com a exibição dos filmes 'A curva do destino', de Edgar G. Ulmere, e 'A marca da maldade', de Orson Welles. Depois das sessões, o público poderá conversar sobre os filmes e sua relação com a história do cinema.
Rafael Ciccarini, gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, explica que o gênero noir influenciou e ainda continua a influenciar muito o cinema que vemos hoje. Tanto na linguagem, na estrutura narrativa e na temática quanto na construção de personagens. E afirma: “A mostra busca, além de evidenciar a estética sedutora do estilo, que fascina o espectador, realçar também seu conteúdo crítico, apresentando o outro lado do capitalismo no período pós-guerra, com assuntos como o individualismo e a lógica do interesse. São temáticas encontradas, por exemplo, em Ruthless, de Edgar G. Ulmer, no qual impulsos egoístas e obsessivos ditam o tom da trama”.
A mostra encerra um ciclo de exibições dedicadas ao noir no Cine Humberto Mauro.
• O que ver no domingo, 16
16h – 'Fatalidade', de George Cukor ('A double life', EUA, 1947)
18h – 'O segredo das joias', de John Huston ('The asphalt jungle', EUA, 1950)
20h – 'O mensageiro do diabo', de Charles Laughton, ('The night of the hunter', EUA, 1955)
DESEJO E MORTE – NOIR 2
Em cartaz de domingo, 16 de março, até quinta-feira, 27. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro. Entrada franca (com retirada dos ingressos 30 minutos antes da sessão). Informações: (31) 3236-7400.