Foi somente após receber uma indicação ao Oscar de Melhor Animação que 'Vidas ao vento' ganhou previsão de estreia para o Brasil: 28 de fevereiro é a data a ser guardada pelos fãs do diretor Hayao Miyazaki, segundo a Califórnia Filmes. Lançado no Japão no último mês de julho, o longa fechou 2013 com a maior arrecadação do país em bilheterias — cerca de R$ 265 milhões. Por aqui, ainda não há informações sobre as cidades e salas que receberão projeções da obra.
Veja fotos de 'Vidas ao vento'
Inspirado em mangá assinado pelo próprio Miyazaki, o longa monta uma cinebiografia romantizada de Jiro Horikoshi, engenheiro responsável pela criação de aviões como o Mistubishi A6M Zero — uma máquina que tornou-se ícone do Exército Imperial durante a Segunda Guerra Mundial.
A partir da trajetória de uma figura histórica, Hayao explora os contrastes entre o Japão de paisagens bucólicas no início do século 20 e a influência dos horrores de um confronto armado no cotidiano de seus personagens.
Em setembro, durante o lançamento do filme no Festival de Veneza, representantes do Studio Ghibli anunciaram que 'Vidas ao vento' seria o último longa-metragem de Hayao, que recebeu um Oscar em 2002 por 'A viagem de Chihiro'. Aos 73 anos, com 51 dedicados à arte de desenhar e escrever, o artista japonês confirmou a informação. "Sei que já disse isso muitas vezes antes, mas desta vez falo sério", declarou Miyasaki durante entrevista coletiva em setembro.
O artista avisou que encerraria sua carreira no cinema por pelo menos sete ocasiões distintas nos últimos 20 anos. Se concretizasr a intenção em 2014, Hayao Miyasaki deve continuar seus trabalhos com mangás e investir tempo em projetos como o Museu Ghibli, que celebra as criações de seu estúdio. "Eu posso até mesmo virar uma atração", brinca o veterano da animação.
Confira o trailer de 'Vidas ao vento' (em japonês):