saiba mais
-
Cena de 'Gravidade' ganha continuação em curta-metragem do filho de Alfonso Cuarón
-
Repórter pergunta ao diretor de 'Gravidade': ''foi difícil filmar no espaço?''
-
Alfonso Cuarón acha prematuro falar de um Oscar para 'Gravidade'
-
'Gravidade' alia o talento dos atores a bom roteiro
-
Alfonso Cuarón leva o prêmio do Sindicato de Diretores por 'Gravidade'
-
'Trapaça' e 'Gravidade' são favoritos ao Oscar com 10 indicações
-
Sandra Bullock é destaque no People's Choice Awards com quatro troféus
-
Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá 29 longas
O filme de Cuarón, protagonizado por George Clooney e Sandra Bullock - também candidata a melhor atriz - narra o drama de dois astronautas para alcançar uma estação espacial depois de um acidente que os deixa abandonados no espaço.
Sua inclusão no Bafta, entregue pela Academia de Artes Cinematográficas e Televisivas britânica, se deve que em parte se trate de uma produção britânica.
O filme "Doze anos de escravidão", do diretor britânico Steve McQueen, é o segundo em número de indicações, com dez, como "Trapaça", do americano David O. Russell, que narra uma curiosa operação do FBI.
Amplamente elogiado pela crítica, o filme "Doze anos de escravidão" se baseia na autobiografia de Solomon Northup - interpretado por Chiwetel Ejiofor -, um negro nascido livre em Nova York, sequestrado em Washington e transformado em escravo no sul dos Estados Unidos.
Como "Gravidade", "Doze anos de escravidão" e "Trapaça" disputam os principais dos 22 prêmios concedidos,entre eles o de melhor diretor, filme e roteiro.
A lista de candidatos foi divulgada em Londres, na sede da Academia. "Continuo muito orgulhoso do reconhecimento que este filme está tendo em todo o mundo. Existe algo particularmente especial em ser candidato a um Bafta em casa", declarou Ejiofor, que tem grande chance de ser indicado ao Oscar americano. "Capitão Phillips", o filme que narra o sequestro de um barco por piratas somalis e é dirigido pelo britânico Paul Greengrass, com Tom Hanks no papel título, disputará sete prêmios.
A lista de candidatos a melhor filme é integrada por "Gravidade", "Doze anos de escravidão", "Trapaça", "Capitão Phillips" e "Philomena", a história de uma irlandesa que busca, ajudada por um jornalista, o filho que foi tirado dela por freiras por ser fruto de uma relação extraconjugal.
O crítico e membro de la academia Mark Kermode disse que a batalha ficará entre o filme de Cuarón e o de McQueen.
"'Trapaça' teve um bom resultado em termos de indicações, mas eu me surpreenderia que se saísse tão bem nos prêmios".
O ator hispano-alemão Daniel Brühl é candidato a melhor ator coadjuvante por sua interpretação do piloto de Fórmula 1 em "Rush - No limite da emoção".
O elenco de candidatos a melhor ator reúne nomes muito conhecidos. Leonardo Dicaprio (por "O lobo de Wall Street"), Christian Bale ("Trapaça"), Chiwetel Ejiofor ("Doze anos de escravidão"), Tom Hanks ("Capitão Phillips") e Bruce Dern ("Nebraska") são os candidatos a melhor ator.
Na categoria melhor atriz, competem Amy Adams ("Trapaça"), Emma Thompson ("Walt nos Bastidores de Mary Poppins"), Cate Blanchett ("Blue Jasmine"), Sandra Bullock ("Gravidade") e a ilustre veterana britânica Judi Dench ("Philomena").
Os indicados para melhor ator coadjuvante são: Barkhad Abdi ("Capitão Phillips"), Bradley Cooper ("Trapaça"), Daniel Brühl "Rush No Limite da Emoção"), Matt Damon ("Minha vida com Liberaci), Michael Fassbender ("Doze anos de escravidão").
As indicadas para atriz coadjuvante são Jennifer Lawrence ("Trapaça"), Julia Roberts ("Álbum de família"), Lupita Nyong'o ("Doze anos de escravidão"), Oprah Winfrey ("O mordomo da Casa Branca") e Sally Hawkins ("Blue Jasmine").