'Frozen - Uma aventura congelante', 53º longa animado dos estúdios Disney, parece muito bem cotado para o prêmio de melhor filme de animação no próximo Oscar. O filme estreia nesta quarta-feira na América do Norte para aproveitar o feriado do Dia de Ação de Graças, mas só chega aos cinemas brasileiros em 10 de janeiro.
'A rainha da neve' o conto mais longo do escritor dinamarquês, publicado em 1844, estava entre os projetos mais sonhados por Walt Disney, que nunca o viu realizado. "Ele queria apaixonadamente realizar esta versão", explicou recentemente à imprensa Chris Buck, codiretor do filme, durante a apresentação do longa nos estúdios da Disney em Burbank.
"Procuramos (nos arquivos) pelo material original, mas nada foi encontrado, apenas alguns desenhos aqui e ali. Mas nós sabíamos que era um projeto muito especial para Walt Disney", confirmou a codiretora Jennifer Lee. Apesar de ignorar o porquê de o projeto não ter sido viabilizado durante a vida da Disney, Lee – roteirista de 'Detona Ralph' (2012) – afirma que não ficaria surpresa se o motivo fosse o momento histórico. "Esta é uma história muito difícil, muito simbólica. A rainha da neve é, em si, muito bem definida no conto", considerou.
Os autores tomaram muitas liberdades com o conto original, cujas duas personagens femininas – 'Gerda e a rainha da neve' – tornaram-se, de acordo com as necessidades do filme, as princesas e irmãs Elsa e Anna. Elsa, que tem o poder de transformar em gelo tudo o que toca, fugiu de seu reino após acidentalmente condená-lo ao frio eterno. Anna decide procurá-la, com a ajuda de Kristoff, um plebeu corajoso e atraente, e Olaf, um boneco de neve hilariante que sonha com calor e o sol.
Assista ao trailer do filme: