'Gravidade' tem a maior parte de seus 90 minutos ocupada por monólogos da protagonista, que encara sozinha a jornada por sobrevivência após escapar de um desastre espacial. Perdida no espaço, a Dra. Ryan Stone só consegue interagir — além das aparições do astronauta Matt Kowalski, interpretado por George Clooney — com uma voz misteriosa pelo sistema de rádio, que ela deduz partir da estação espacial chinesa. O curta de Jonás apresenta o mesmo diálogo sob a perspectiva do interlocutor de Stone.
Com as falas de Aningaaq legendadas em inglês, é possível entender que o pescador tem pela frente o desafio de sacrificar uma cadela doente, situação que soa para ele quase tão deprimente quanto os confrontos existenciais da astronauta perdida em órbita. "Eu não consigo desistir dela", diz o esquimó sobre seu animal de estimação, ao mesmo tempo em que a Dra. Stone tenta não perder as esperanças de voltar à Terra.
Após compreender que não vai conseguir ajuda pela transmissão, a protagonista de 'Gravidade' se rende aos sons familiares que cercam Aningaaq. Os latidos dos cães ao redor do pescador e o choro de um bebê acalentado pelo pescador, que no longa preenchem o vazio da solidão enfrentada por Stone, são revelados nas imagens de Jonás através do trabalho impecável de Alexis Zabé, diretor de fotografia mexicano consagrado por 'Luz silenciosa' (2007).
Assista 'Aningaaq', o curta-metragem de Jonás Cuarón: