saiba mais
-
Intérprete de Julian Assange nos cinemas, Benedict Cumberbatch admira o trabalho do WikiLeaks
-
Julian Assange será jurado de festival britânico de cinema independente
-
Drama sobre amizade, 'Entre nós' vai representar o Brasil no Festival de Roma
-
'É o fim' delira em todos os aspectos e trafega com facilidade entre o trash e o clichê
-
'O homem das multidões' abre o CineBH nesta quinta-feira
Em um comentário que acompanhou a difusão desta carta dirigida ao ator que interpreta seu personagem, Benedict Cumberbatch, Assange sustentou que "o resultado é uma grande soneca geriátrica que só pode ser apreciada pelo governo americano".
Não se sabe se Assange viu finalizado o filme 'The Fifth Estate', que foi apresentado em setembro no Festival de Toronto.
"Acredito que você é uma boa pessoa, mas não creio que se trate de um bom filme", escreveu o australiano em uma carta enviada em janeiro, mas que não havia tornado pública até agora.
O britânico Cumberbatch pediu que Julian Assange se reunisse com ele, mas este último, refugiado na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012, negou-se a isso.
Um encontro deste tipo "pode parecer legitimar um filme que pretende enganar o público com múltiplas inexatidões", explicou Assange.
"Este filme enterrará pessoas honestas que fazem um trabalho honesto, justo num momento no qual o peso do Estado está caindo sobre elas. Afogará a verdade sobre os acontecimentos num momento em que a verdade é essencial", acrescentou.
'The Fifth Estate', dirigido por Bill Condon, estreará na próxima semana nos Estados Unidos; é realizado a partir de dois livros, um escrito pelo ex-porta-voz do site, o alemão Daniel Domscheit-Berg, e o outro por dois jornalistas britânicos, David Leigh e Luke Harding.