A partir da noite de quinta-feira, 26, milhares de cinéfilos – cariocas ou visitantes da cidade – podem desfrutar do melhor da recente produção audiovisual nacional e internacional. O Festival do Rio oferece cerca de 380 filmes, de mais de 60 países, que serão exibidos até o dia 10 de outubro em 30 cinemas espalhados pela cidade. Na parte competitiva do festival, a 'Première Brasil', 11 longa-metragens de ficção e oito documentários, além de 17 curta-metragens, disputam o Troféu Redentor, que será entregue no encerramento do evento.
saiba mais
-
Mineiros fazem bonito na 46ª edição do Festival de cinema de Brasília
-
Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte bate recorde de inscritos e fecha com um total de 130 filmes
-
Festival de Biarritz exibe filmes latino-americanos e destaca o Brasil
-
Festival do Rio terá filmes de 60 nacionalidades
-
'Um estranho no lago' é o maior filme do Festival do Rio
-
Hugh Jackman recebe homenagem por conjunto da obra no Festival de San Sebastián
Considerado atualmente a mais importante mostra cinematográfica da América Latina, o Festival do Rio tem acompanhado, ao longo dos anos, as tendências da produção mundial, como a crescente importância dos documentários, em relação à ficção. Nesta edição, dos cerca de 380 filmes, 147 são documentários.
O filme de abertura, 'Amazônia', que foi exibido às 20h de quinta em sessão para convidados, no Cine Odeon Petrobras, na Cinelândia, Centro do Rio, é um misto de ficção e documentário, que faz uma viagem pela Floresta Amazônica. Ele é narrado do ponto de vista de um macaco-prego, sobrevivente de um acidente de avião. Exibido no recente Festival de Veneza, o filme é uma coprodução entre o Brasil e a França, dirigida pelo francês Thierry Robert, autor também de 'O Planeta Branco' (2006), sobre a Antártica.
'Amazônia' também poderá ser visto em outras sessões do festival, uma delas nesta sexta-feira, 27, às 19h30, no Cine Carioca do Complexo do Alemão.
Em todas as edições do festival, há um país homenageado, com uma mostra inteiramente dedicada à sua mais recente produção. O foco este ano é a Alemanha. Distribuídos por sessões em diversos cinemas e horários, serão exibidos 17 títulos da numerosa produção autoral alemã, celebrando a temporada Brasil-Alemanha 2013-2014.
O Festival do Rio foi criado em 1999 a partir da junção de dois eventos que faziam parte do calendário cultural da cidade: a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival. A promoção é do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (Cima), também responsável por eventos paralelos, como RioMarket, o maior mercado do audiovisual da América Latina. A principal patrocinadora é a RioFilme, empresa de investimento em audiovisual da prefeitura do Rio. A programação completa pode ser consultada no site www.festivaldorio.com.br.