O longa 'O som ao redor', de Kleber Mendonça Filho, superou concorrentes de bilheteria mais forte e foi indicado como representante brasileiro na disputa por uma vaga à seleção de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2014. A competição, no entanto, está apenas no início: o filme foi escolhido para representar o país, mas ainda precisa passar pelo crivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, para só então ser um real concorrente à estatueta dourada.
Veja fotos do filme 'O som ao redor'
Lançado em janeiro, após circuito de festivais iniciado em agosto do ano passado, 'O som ao redor' propõe uma viagem à intimidade dos moradores de uma rua de classe média na Zona Sul de Recife, e evidencia contrastes sociais e particulares ao retratar situações vividas pelos personagens, como a presença de milicianos ou a disputa entre vizinhos por causa de um cachorro. Foi ovacionado em competições nacionais e internacionais. Também repercutiu bem entre a crítica especializada, chegando a ser relacionado entre os 10 melhores filmes do ano no jornal The New York Times.
A produção pernambucana venceu longas como 'Faroeste caboclo', 'Colegas' e 'Meu pé de laranja lima'. A comissão formada para a escolha contava com nomes como a Renata Almeida, diretora da Mostra Internacional de São Paulo, Leopoldo Nunes, secretário do Audiovisual, e George Torquato Firmeza, ministro do Departamento Cultural do Itamaraty.
A última vez em que um filme brasileiro conseguiu chegar aos indicados de Melhor Filme Estrangeiro foi em 1999, com 'Central do Brasil' — que ainda rendeu indicação de Melhor Atriz a Fernanda Montenegro. No ano passado, a comissão brasileira selecionou o longa 'O palhaço', de Selton Mello, mas a obra não chegou a entrar na disputa da Academia. O anúncio dos indicados a Melhor Filme Estrangeiro deve acontecer em janeiro do ano que vem.
Confira trailer de 'O som ao redor'