Cinema

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro dá enfoque a diversas regiões do país

Sessão de abertura dará destaque ao fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. Evento vai até o dia 24 de setembro

Estado de Minas

Cena de 'Revelando Sebastião Salgado', documentário de Betse de Paula
Cena de 'Revelando Sebastião Salgado', documentário de Betse de Paula
Começa no dia 17 a 46ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que se propõe a abrir espaço para a reflexão sobre a realidade brasileira a partir de enfoques de diversas regiões do país. A sessão de abertura destacará a trajetória de um mineiro: o aclamado fotógrafo Sebastião Salgado.


Documentário da diretora Betse de Paula, 'Revelando Sebastião Salgado' foi lançado neste ano e, de certa forma, “apresenta” esse brasileiro radicado na França a seus conterrâneos. Em foco não estão apenas as belíssimas imagens captadas por ele nos quatro cantos do planeta, mas o cidadão e o artista.

Salgado relembra coberturas importantes de que participou (foi o único a registrar o instante em que o presidente Ronald Reagan sofreu atentado), explica por que enfatiza temas humanistas em seu trabalho e fala de sua opção pela fotografia em preto e branco.

Trinta filmes disputarão kikitos em Brasília, além de R$ 700 mil em prêmios. Minas marcará presença nas categorias curta de ficção ('Tremor', de Ricardo Alves Jr.), documentário curta-metragem ('Carga viva', de Débora de Oliveira) e animação ('Quinto andar', de Marco Nick). O festival será encerrado no dia 24.