Serão comemorados os 80 anos da chegada do som ótico ao Brasil, marcada pelo lançamento de Voz do carnaval, parceria de Humberto Mauro com Adhemar Gonzaga. Considerado desaparecido, o filme ressurgirá por meio da exibição de um raro fragmento sonoro.
Esta edição do festival terá como tema o rock dos anos 1980. O cineasta carioca Lael Rodrigues (1951 – 1989) ganhará homenagem especial: ele dirigiu Bete Balanço (1984), Rock estrela (1986) e Rádio Pirata (1987). Cazuza, Blitz, Barão Vermelho, Leo Jaime, Paulo Ricardo, Supla e Marina Lima são alguns expoentes do BRock dirigidos por Lael.
O CineMúsica promoverá palestras, oficinas e mesas-redondas. Receberão homenagem especial três “heróis” do universo do cinema: a editora e montadora Virgínia Flores, o projecionista Silvério, de 101 anos, e o empresário Cezário Felfelli.
A programação reúne 92 produções. Entre elas estão A nave, de Tainá Menezes, sobre o Circo Voador; A história da Dorsal Atlântica, de Frederico Neto e Alex Aguiar, que relembra a trajetória de uma das principais bandas de heavy metal dos anos 1980; e o documentário Mazzaropi, de Celso Sabadin, que comemora o centenário do ator, roteirista, diretor e produtor Amácio Mazzaropi.