O público do cinema nacional cresceu no país. Nos primeiros seis meses deste ano, foi registrado o melhor momento em participação de bilheteria desde o lançamento de Tropa de elite 2, em 2010. No período, o público espectador de filmes brasileiros representou participação do mercado de 18,6%, patamar não registrado em nenhum semestre nos últimos dois anos. Os números constam de informe da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Em números absolutos, o resultado é igualmente positivo. Apenas no primeiro semestre de 2013, o cinema brasileiro atraiu 13,6 milhões de espectadores, gerando uma renda de R$ 141,9 milhões. Os números correspondem a cerca de 90% dos registrados em todo o ano de 2012. Enquanto no primeiro semestre de 2012 nenhum filme alcançou a marca de 1 milhão de espectadores, nos primeiros seis meses de 2013, cinco filmes brasileiros já venderam mais de 1 milhão de ingressos e integram a lista das 20 maiores bilheterias do semestre.
Os números relativos ao setor de exibição também são positivos. O primeiro semestre do ano registrou a abertura de 83 novas salas de cinema, levando o parque exibidor brasileiro a um total de 2.571 salas. Os municípios de Caucaia (CE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Planaltina (GO), Santa Quitéria (CE) e Xinguara (PA), que não tinham cinema ganharam salas comerciais de exibição.
No primeiro semestre, destaque para o desempenho de Minha mãe é uma peça, que vendeu quase 1,7 milhão de ingressos em apenas duas semanas em cartaz e teve a maior bilheteria na semana de estreia entre os filmes brasileiros lançados em 2013. O filme já ultrapassa a marca de 4 milhões.