Público do cinema nacional cresce no país durante o primeiro semestre

Apenas no primeiro semestre de 2013, o cinema brasileiro atraiu 13,6 milhões de espectadores

03/08/2013 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paris filmes/Divulgação
Destaque para o desempenho de "Minha mãe é uma peça", que vendeu quase 1,7 milhão de ingressos em apenas duas semanas em cartaz (foto: Paris filmes/Divulgação)

O público do cinema nacional cresceu no país. Nos primeiros seis meses deste ano, foi registrado o melhor momento em participação de bilheteria desde o lançamento de Tropa de elite 2, em 2010. No período, o público espectador de filmes brasileiros representou participação do mercado de 18,6%, patamar não registrado em nenhum semestre nos últimos dois anos. Os números constam de informe da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

"O crescimento da participação de mercado do cinema nacional mostra que distribuidores e produtores estão apostando cada vez mais em obras feitas no país em diferentes gêneros, voltados para diferentes fatias do público", declara Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine. "Acreditamos que, no segundo semestre, os números serão ainda melhores".

Em números absolutos, o resultado é igualmente positivo. Apenas no primeiro semestre de 2013, o cinema brasileiro atraiu 13,6 milhões de espectadores, gerando uma renda de R$ 141,9 milhões. Os números correspondem a cerca de 90% dos registrados em todo o ano de 2012. Enquanto no primeiro semestre de 2012 nenhum filme alcançou a marca de 1 milhão de espectadores, nos primeiros seis meses de 2013, cinco filmes brasileiros já venderam mais de 1 milhão de ingressos e integram a lista das 20 maiores bilheterias do semestre.

Os números relativos ao setor de exibição também são positivos. O primeiro semestre do ano registrou a abertura de 83 novas salas de cinema, levando o parque exibidor brasileiro a um total de 2.571 salas. Os municípios de Caucaia (CE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Planaltina (GO), Santa Quitéria (CE) e Xinguara (PA), que não tinham cinema ganharam salas comerciais de exibição.

No primeiro semestre, destaque para o desempenho de Minha mãe é uma peça, que vendeu quase 1,7 milhão de ingressos em apenas duas semanas em cartaz e teve a maior bilheteria na semana de estreia entre os filmes brasileiros lançados em 2013. O filme já ultrapassa a marca de 4 milhões.

MAIS SOBRE CINEMA