Quando a série de televisão 'The Lone Ranger' ('O Cavaleiro Solitário') entrou pela primeira vez nos lares dos Estados Unidos, em 1949, o homem mascarado era o herói arrojado, charmoso e o índio norte-americano Tonto era seu leal companheiro.
Mas no filme em pré-estreia nas cinemas, Tonto toma o centro do palco. Interpretado por Johnny Depp, com o mesmo charme excêntrico de seu capitão Jack Sparrow na franquia 'Piratas do Caribe', Tonto é o cérebro da operação.
Em uma sequência de abertura – uma cena de luta alucinante em um trem desgovernado –, Tonto conduz uma fuga de bandidos, enquanto o Cavaleiro Solitário sem máscara, interpretado por Armie Hammer, é um ingênuo, sem saber desde o início que estava em perigo.
"É uma história que todos nós já ouvimos falar, mas nunca ouvi isso de um cara que estava lá", declarou o diretor do filme, Gore Verbinski, de 49 anos.
Para a nova interpretação, Verbinski queria atualizar a história, fazendo Tonto mais relevante do que apenas um ajudante. A ideia para torná-lo o narrador "abriu muitas portas" em termos da condução da história, disse ele.
Pelos olhos de Tonto o público vai à origem da história, de como o ex-legislador John Reid, o Cavaleiro Solitário, veio para combater a injustiça no Velho Oeste.
"Essa história não é contada a partir de sua estação de rádio, o estúdio de cinema ou a rede", disse Verbinski. "É contada a partir de Tonto e sua memória – e sua memória pode ser questionável."
Para fazer o ponto de vista autêntico de Tonto, um consultor norte-americano indígena foi usado no set, como conta Verbinski, acrescentando que também conversou com várias tribos para obter corretamente certos detalhes.
Ninguém abraçou o ponto de vista centrado em Tonto mais do que Depp, a quem disseram desde a tenra idade que tinha ascendência indígena.
Desde que a produção do filme da Disney foi acertada, o ator passou a fortalecer seus laços com a comunidade. No ano passado, Depp foi nomeado membro honorário da nação comanche em Albuquerque, Novo México, e também atuou como marechal grande na Feira Nação Comanche, em Oklahoma.
Coadjuvante na TV, personagem Tonto ganha status de protagonista no filme 'O Cavaleiro Solitário'
Interpretado por Johnny Deep, índio se tornou narrador da história