O novo filme do diretor mexicano Alfonso Curaón, 'Gravity', ficção científica em 3D com George Clooney e Sandra Bullock, foi o escolhido para abrir o Festival de Veneza, promovido de 28 de agosto a 7 de setembro na cidade italiana. O diretor italiano Bernardo Bertolucci presidirá o júri da mostra.
O filme de Cuarón – o diretor de 'Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban' foi apresentado como “um dos mais apreciados de sua geração" – vai ser exibido no dia 28, na grande sala do palácio de cinema no Lido de Veneza. 'Gravity', que será apresentado fora de competição, é um thriller no qual Bullock e Clooney interpretam astronautas em uma missão de rotina, que, de repente, se encontram desconectados do mundo depois de um acidente com a nave espacial.
O diretor mexicano recebeu dois prêmios em 2001 em Veneza por 'E sua mãe também' (2001): melhor roteiro e prêmio de jovem esperança masculina para os atores Gael García Bernal e Diego Luna.
Sandra Bullock será a dra. Ryan Stone, brilhante engenheira médica em sua primeira missão, com o astronauta veterano Matt Kowalsky (George Clooney) no comando de seu último voo antes da aposentadoria. Mas, durante um passeio de rotina, a espaçonave é destruída, deixando Stone e Kowalsky no vazio do espaço.
O roteiro de 'Gravity', rodado nos Estúdios Shepperton, Londres, foi escrito pelo próprio Cuarón em parceria com seu filho Jonás. O diretor é também produtor do filme junto com David Heyman, com quem trabalhou na saga de Harry Potter.
Cuarón atua não só como diretor, mas também como roteirista e produtor – como tal, já colaborou com seus compatriotas Guillermo del Toro e Alejandro González Iñárritu nos filmes 'O labirinto do fauno' (2006) e 'Biutiful' (2010), respectivamente.
Assista o trailer de 'Gravity':