Richard Matheson, que morreu no domingo, aos 87 anos, será homenageado por seus fãs em premiação nesta quarta-feira, em Los Angeles (EUA).
Romancista e escritor de roteiros, Matheson teve muitas de suas obras transformadas em séries e filmes, como 'Em algum lugar do passado', com Christopher Reeves e Jane Seymour, e 'Eu sou a lenda', estrelado por Will Smith.
Ele também escreveu episódios das séries clássicas da TV 'Além da imaginação' e 'Jornada nas estrelas'. "Richard foi um gênio, cujas visões que ajudaram a trazer legitimidade e a aclamação da crítica para a ficção científica e a fantasia", afirmou a Academia de Filmes de Ficção Científica, Terror e Fantasia.
O presidente da entidade, Robert Holguin, informou que o prêmio pelo conjunto da obra de Matheson, que seria entregue durante a 39ª edição do Saturn Award (principal prêmio do gênero), será dedicado à memória do autor.
Um dos fãs famosos de Matheson é o cineasta Steven Spielberg, cujo segundo longa-metragem 'Duel', de 1971, baseou-se em um dos contos do autor.
"A imaginação irônica e icônica de Richard Matheson criou histórias férteis de ficção científica e proporcionou minha primeira oportunidade", declarou Spielberg através de um comunicado.