Este manuscrito único, datado de 1963 (estimado entre 60.000 e 80.000 euros), é a primeira peça à venda do cenário de "O Desprezo", que reuniu Brigitte Bardot e Michel Piccoli sob a direção de Godard. O filme é uma adaptação do romance homônimo de Alberto Moravia, publicado em 1954.
O documento tem 59 páginas escritas à mão por Jean-Luc Godard. Ao manuscrito, juntam-se textos curtos de Alberto Moravia (uma homenagem à Brigitte Bardot), Fritz Lang, Michel Piccoli, Jack Palance e Brigitte Bardot.
Atualmente, o manuscrito de "O Desprezo" pertence ao fotógrafo de Brigitte Bardot, Ghislain (Jicky) Dussart, que fazia uma reportagem sobre o filme durante as filmagens.
'O Desprezo' marca o fim do cinema clássico e o nascimento de novas formas revolucionárias de narrativa. No filme, o roteirista parisiense Paul Javal (Michel Piccoli) e sua esposa Camille (Brigitte Bardot) se juntam a Fritz Lang no set de um filme sobre a Odisseia de Homero, produzido pelo americano Jeremy Prokosch.
Durante as filmagens, Paul deixa a esposa a sós com o rico e sedutor Jeremy, o que causa mal-entendidos, desprezo, intrigas e tumultos na relação do casal.