Menos de dois anos após a morte, Amy Winehouse terá sua trajetória retratada em documentário que será oferecido no Festival de Cannes. Dirigido por Asif Kapadia, britânico que levou a vida do herói brasileiro às telas de todo o mundo com 'Senna' (2010), o filme sobre a cantora de ascensão meteórica é produzido pela Focus Filmes em parceria com a Universal Music.
Ainda sem título, a obra será apresentada durante o maior evento de cinema do mundo, entre 15 e 26 de maio, para despertar o interesse de possíveis distribuidores. Previsão de estreia e outros detalhes do material só devem vir a público após o teste com executivos de cinema.
"Amy foi um talento único em sua geração, que conseguiu capturar a atenção de todos; ela escreveu e cantou com o coração e todos foram pegos por seus encantos", elogiou o cineasta em comunicado oficial divulgado pela produtora.
O documentário, entretanto, não pretende deixar de lado o comportamento controverso da artista, vítima fatal do vício em drogas e álcool. "Tragicamente, Amy parece ter desmoronado em meio à atenção da mídia, seus relacionamentos conturbados, o sucesso global e um estilo de vida precário", comentou Kapadia. "Como sociedade, nós celebramos seu enorme sucesso mas fomos rápidos ao julgar suas falhas quando nos foi conveniente", refletiu o diretor.