Os outros grandes vencedores da noite foram Daniel Day Lewis, por sua interpretação de Abraham Lincoln no filme biográfico 'Lincoln' - de Steven Spielberg -; e Jennifez Lawrence, graças a sua encarnação de uma viúva depressiva na comédia romântica 'O lado bom da vida'.
'Argo' levou o prêmio de Melhor Elenco um dia após o polêmico filme - baseado na história real da participação de Hollywood na fuga de diplomatas americanos de Teerã em 1979 -, obter o principal prêmio do Sindicato de Produtores (PGA).
Além disso, a produção surpreendeu ao levar neste mês os Globos de Ouro de Melhor Filme e Melhor Diretor, e está indicada em sete categorias ao Oscar.
"Não posso acreditar que estou no mesmo lugar onde Daniel Day-Lewis acaba de estar. Sinto que vou me tornar um ator melhor graças a sua radiação", disse Affleck ao receber o prêmio, pouco depois de seu colega britânico receber uma estatueta por 'Lincoln'.
É o terceiro prêmio SAG recebido por Day-Lewis, que também briga por um Oscar por sua interpretação cuidadosa do ex-presidente americano em 'Lincoln', que tem 12 indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Já Jennifer Lawrence levou o troféu SAG depois de ter recebido um Globo de Ouro por 'O lado bom da vida'. "Alguns de vocês terem votado em mim é um sentimento indescritível", disse a promissora atriz de 22 anos, agradecendo ao diretor David O. Russell e ao seu colega de elenco, Bradley Cooper.
'O lado bom da vida' está indicado a oito Oscar, entre eles de Melhor Filme e Melhor Diretor. Além disso, rompeu um jejum ao ser o primeiro filme desde 1981 a competir por um Oscar nas quatro categorias de atuação.
A cerimônia no Auditório Shrine de Los Angeles começou entregando seus dois primeiros troféus a Tommy Lee Jones e Anne Hathaway, por seus papéis coadjuvantes em 'Lincoln' e 'Os miseráveis', respectivamente.
"Obrigada por me indicar junto a mulheres e atuações tão incríveis', disse Hathaway ao receber seu prêmio pela interpretação de Fantine em 'Os miseráveis', filme protagonizado por Hugh Jackman. "E obrigada à minha mãe, por votar em mim", brincou a atriz sobre Kate Hathaway, que costumava interpretar o mesmo personagem no musical da Broadway.
Tommy Lee Jones, ausente na cerimônia, levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, disputado com Javier Bardem, que estava indicado por sua interpretação de Silva, o vilão cibernético de '007 - Operação Skyfall', o último filme de James Bond.
Os prêmios SAG são considerados um sinal da tendência do Oscar - prêmio que será entregue no dia 24 de fevereiro em Hollywood -, já que os integrantes do Sindicato de Atores também são membros da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas.
Veja a lista de vencedores nas principais categorias cinematográficas:
Melhor Elenco
Argo (vencedor)
O Exótico Hotel Marigold
Os Miseráveis
Lincoln
O Lado Bom da Vida
Melhor Protagonista - Ator
Denzel Washington - O Voo
Daniel Day-Lewis - Lincoln (vencedor)
Hugh Jackman - Os Miseráveis
Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida
John Hawkes - As Sessões
Melhor Protagonista - Atriz
Helen Mirren - Hitchcock
Naomi Watts - O Impossível
Marion Cotillard - Rust & Bone
Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida (vencedor)
Jessica Chastain - A Hora mais Escura
Melhor Ator Coadjuvante
Alan Arkin - Argo
Tommy Lee Jones - Lincoln (vencedor)
Philip Seymour Hoffman - The Master
Robert DeNiro - O Lado Bom da Vida
Javier Bardem - 007 - Operação Skyfall
Melhor Atriz Coadjuvante
Maggie Smith - O Exótico Hotel Marigold
Anne Hathaway - Os Miseráveis (vencedor)
Sally Field - Lincoln
Nicole Kidman - The Paperboy
Helen Hunt - As Sessões
Melhor Equipe de Dublês em filme
O Espetacular Homem-Aranha
O Legado Bourne
Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Os Miseráveis
007 - Operação Skyfall (vencedor)