Já O lado bom da vida, de David O. Russell, foi aclamado em quatro categorias: melhor elenco, melhor ator de comédia (Bradley Cooper), melhor atriz de comédia (Jennifer Lawrence) e melhor comédia. O prêmio de melhor atriz foi dado a Jessica Chastain, por A hora mais escura, enquanto Daniel Day-Lewis foi premiado por Lincoln. Anne Hathaway, que brilha em Os miseráveis, levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante, e Philip Seymour Hoffman venceu a categoria masculina por O mestre.
Quentin Tarantino foi lembrado pelo roteiro original de Django livre, e Tony Kushner recebeu o prêmio de melhor roteiro adaptado por Lincoln. As aventuras de Pi, de Ang Lee, venceu nas categorias de efeitos especiais e fotografia, obra do chileno Claudio Miranda.
O 23º filme do agente secreto James Bond, 007 – Operação Skyfall, foi agraciado como melhor longa de ação, melhor ator (Daniel Craig) e melhor canção, pelo tema homônimo interpretado por Adele. Por fim, Amor (Áustria), de Michael Haneke, foi escolhido o melhor filme em língua estrangeira.