Cinema

Animais do novo Madagascar 3 experimentam o mundo 3D

Animação da Dreamworks encanta pelo visual, mas decepciona na trama

Walter Sebastião

Madagascar 3 – Os procurados, como toda animação, encanta pelo visual. De fato, hipnotiza. O formato 3D duplica a força plástica do filme, fazendo da tela porta de entrada para o universo feérico em que todas as peripécias são possíveis. Os realizadores não economizaram disposição para apresentá-las em minúcias, gerando cenas de impacto sensorial com o apoio de efeitos sonoros. Confira horários e salas de exibição do filme em Belo Horizonte Veja imagens de Madagascar 3
A tridimensionalidade é usada para produzir efeitos cômicos, com personagens colocando o rosto para fora da tela, por exemplo. Os protagonistas continuam perdendo espaço para os coadjuvantes – o trio de pinguins trambiqueiros e seus cúmplices chimpanzés. Agora, também rouba a cena o romance entre a bela ursa e o lemure Rei Juliem (dublado por Sacha Baron Cohen). Vêm dessa dupla alguns dos momentos mais divertidos do longa. 
No terceiro episódio da série, o leão Alex (dublado por Ben Stiller), a zebra Marty (Chris Rock), a girafa Melman (David Schwimmer) e Glória (Jada Pinkett Smith), a simpática fêmea de hipopótamo, decidem deixar a África e voltar ao Jardim Zoológico de Nova York. A viagem passa pela Europa. Em Monte Carlo, a turma busca os pinguins Capitão, Kowalski, Rico e Recruta e os chimpanzés Mason e Phil. A turma tem de enfrentar o cerco da agente Chantel DuBois.
A riqueza do visual, a multiplicidade de personagens e situações, o misto de aventura e comédia até prendem a atenção, mas alimentam expectativas que o filme não cumpre. Passado um terço da fita, fica claro: Madagascar 3 não é tão aventura ou comédia assim. De um lado, temos uma história banal, ligada a temas como autoestima e superação em cenários ligeiramente diferente dos habituais. De outro, piadas que cobram informação especializada e, no geral, de pouca empatia. Não iniciados ficam por fora.
Além de pouco desenvolvido o enredo a todo momento, manda mensagens para os adultos. Melhor seria se ele se entregasse à magia, ao humor e à complexidade (por que não?) dos filmes para o público infantojuvenil.
 
VALE SABER
 
» Madagascar 1 (2005) traz a história do leão, zebra, girafa e hipopótamo que são atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Curiosos, eles fogem para explorar o mundo. Capturados, são embarcados rumo à África, onde são libertados por seres humanos bem-intencionados. No segundo filme da série (2008), os animais tentam deixar a África, mas o avião cai. As crias do zoológico têm de conviver com os colegas da selva.
 
» Madagascar – Os procurados foi lançado em maio, no Festival de Cannes, na França. Produtores explicaram que a ideia do circo sem seres humanos é uma brincadeira surrealista (de fato, ironia) com o Cirque du Soleil, cujo picadeiro não tem animais.
 
» A cena final de Procurados... traz a canção Fireworks, de Katy Perry. Em outro momento, Chantel DuBois, a agente que persegue os animais, canta Non, je ne regrette rien, clássico da francesa Edith Piaf.  Assista ao trailer do filme: