Carnaval de Diamantina combina folia com esportes radicais
Foram organizadas provas de trail run, moutain bike, escalada, rapel e slackline em um 'espaço radical' montado ao lado da estátua do ex-presidente Juscelino Kubitschek
A prática de esportes radicais conciliada com diversão. Esta combinação virou uma das atrações em Diamantina no carnaval de 2020. A cidade histórica é conhecida por promover umas das folias mais animadas de Minas Gerais. Neste ano, os organizadores do carnaval diamantinense incluiram esportes radicais na programação das festas.
Foram organizadas provas de trail run (corrida em trilhas nos arredores da cidade), moutain bike, escalada, rapel e slackline. O “espaço radical” foi montado ao lado da estátua do ex-presidente Juscelino Kubitschek, na mesma praça que leva o nome do filho ilustre da cidade, a cerca de 200 metros da Rua da Quitanda e da Praça do Mercado, os principais pontos de concentração dos foliões no centro histórico de Diamantina. O carnaval deste ano contou com 50 blocos na terra da escrava Chica da Silva.
Neste domingo, foi realizada a prova de moutain bike, com cerca de 70 participantes. Mas, é possível participar de uma prova esportiva e logo em seguida cair na folia? “Claro que sim. Depois de participar da corrida, vou tomar um banho, para algumas horas depois, curtir o carnaval”, respondeu o engenheiro agrônomo Pedro de Castro Rezende, de 35 anos, um dos vencedores da prova de moutain bike na cidade histórica.
O diretor de Turismo da Prefeitura de Diamantina, Luciano Amador Júnior, salienta que o “espaço radical” foi criado durante o carnaval com o objetivo de integrar a folia com as práticas esportivas e com o aproveitamento das riquezas naturais da região. “Também buscamos oferecer uma opção para os adeptos dos esportes radicais durante o período do carnaval”, afirmou Luciano, que, na década de 1990, foi um dos criadores do grupo de batucada “BatCaverna”.
Ele disse que as provas de esportes radicais no carnaval de 2020 em Diamantina tiveram cerca de 150 inscritos de 30 cidades brasileiras, contando também com a participação de três estrangeiros (da Argentina, da França e de Portugal). “Mas, no ano que vem acredita que poderemos dobrar ou triplicar o número de participantes nas competições esportivas radicais”, disse Luciano.
A “inovação’ do carnaval diamantinense serviu também para divulgar o curso de capacitação sobre técnicas de formação de escaladores, que é ministrado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), no seu campus no município.
A divulgação foi feita pelo professor Leonardo Madeira, do curso de Educação Física da UFVJM, que orientou os participantes da plataforma de escalada, montada no “Espaço Radical”, na Praça JK. Leonardo explica que é realizada nas proximidades de Diamantina a escalada em rochas, aproveitando as condições favoráveis da região da Serra do Espinhaço para a prática.
Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil:
Escolha a data em que vai curtir o carnaval
Selecione os blocos que você vai participar
Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.
Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020.
E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.