Nas festas ou nos blocos de rua, a maquiagem é um dos elementos chave para quem curte se caracterizar durante o carnaval. Seguindo as tendências dos maquiadores e dos temas mais procurados por foliões no Google, é possível saber que fantasias temáticas, como unicórnios, que dominaram a festa no ano passado, perderam espaço para produções mais abstratas, com cores vibrantes, pedrarias e glitter – que nunca sai de moda.
E para não deixar a make borrar, independentemente do clima, confira as dicas da maquiadora Gabriela Rezende, que ensina como fazer a produção durar até o fim do bloquinho, faça chuva, faça sol. Quer saber como? Confira este guia com as principais tendências, fique por dentro e arrase na folia.
Neon volta a brilhar na rua
Cores vibrantes têm tudo a ver com a folia. Os tons neon, que fizeram bastante sucesso nos anos 1980, estão de volta neste carnaval. Segundo Gabriela, para quem quer seguir esta tendência, uma ótima dica é apostar em um delineado. Uma opção prática que deixa o olhar mais marcante e dá um toque de cor à produção.
Para quem não tem um delineador colorido em casa, a dica da maquiadora é substituir o produto por um batom líquido neon. Basta usar um pincel fino, firme e chanfrado para pegar o batom e fazer o traço. O produto adere bem à pálpebra e não escorre.
Pedrarias: cuidado com o sol
Para deixar a maquiagem ainda mais glamurosa, a composição com pedrarias é uma ótima opção durante o carnaval. Ela está entre as tendências mais pesquisadas no Google, mas seu uso exige alguns cuidados, como explica a maquiadora. “Como as pedrarias são coladas na pele, em dias muito ensolarados sempre há o risco de ficar a marquinha de sol depois de retirar”, diz Gabriela.
Por esse motivo, antes da aplicação é preciso caprichar no protetor solar. A maquiadora também recomenda o uso de um boné ou viseira para proteger a pele da exposição aos raios solares. Já na hora de aplicar a pedraria, a melhor opção é usar cola de cílios, para que o acessório fixe bem.
Glitter em novos formatos
Carnaval é para brilhar! Por ser uma opção barata, fácil de usar e que não sai de moda, o glitter sempre faz sucesso na folia. Para sair do óbvio e ousar na aplicação, a tendência neste ano é misturar glitters de diferentes tamanhos. O produto flocado está super em alta. Na hora de comprar esse tipo de glitter, a dica para economizar ainda mais é pechinchar.
Segundo Gabriela, os potinhos podem ser encontrados com diferentes preços, dependendo da região de Belo Horizonte. Em lojas de acessórios nas ruas São Paulo e Curitiba, no Centro, o produto é encontrado por R$ 2, enquanto na Savassi, Região Centro-Sul da capital, custa em torno de R$ 5.
Para a aplicação na pálpebra, Gabriela ensina outro truque. Para quem não quer investir em uma cola própria para glitter, uma boa opção é utilizar um batom líquido no lugar do produto. Para isso, aplique um batom – de preferência que tenha um tom parecido com o do brilho – na pálpebra e antes de secar deposite o glitter. Além de funcionar como cola, o batom também serve como sombra, várias funções em um único produto.
Dicas e cuidados com maquiagem
Para fazer a maquiagem durar, o ideal é caprichar na preparação da pele. Limpe e hidrate o rosto antes de começar.
Substituir a base por um protetor solar com cor é uma ótima opção para quem quer gastar pouco tempo na hora da produção; e ainda deixar a pele bonita e com uma cobertura mais leve.
Para você, glitter no carnaval nunca é demais? Use um spray fixador de maquiagem para aplicar o produto no corpo. Para isso, borrife o fixador na parte do corpo desejada, e, em seguida, peça alguém para pegar o glitter e soprar em direção ao local. Assim, o brilho se espalha de maneira uniforme e deixa um efeito mais bonito.
Na hora de escolher um cílio postiço, dê preferência para os mais discretos. Cílios muito grandes, com penas e glitter são pesados e pressionam a pálpebra, provocando incômodo e pode atrapalhar a folia.