Sairá, hoje, de uma das principais avenidas de Belo Horizonte, a Afonso Pena, o grito de carnaval da capital. E para não deixar a tradição de lado, quem vai bradar a folia é a Banda Mole, que sempre se apresenta no sábado anterior à festa. Até amanhã, diversos outros blocos animam os foliões, num verdadeiro esquenta para os cinco dias do reinado de Momo, na semana que vem. Para mostrar tudo o que rola na cidade, estreia hoje a Central do Carnaval de BH, na TV Alterosa. Convidados em estúdio e transmissão ao vivo da festa nas ruas vão garantir a maior cobertura de todos os tempos do evento, que deve bater este ano recorde de público.
saiba mais
Belo Horizonte se entrega ao carnaval neste fim de semana
Confira as intervenções no trânsito para os desfiles do carnaval 2019
Mapa dos blocos do carnaval de BH 2019: datas, horários e locais da folia
Paulinho da Viola e Beatriz Rabello conquistam BH com 'Bloco do amor'
Carnaval de BH abriga blocos que homenageiam do pop aos sucessos infantis
A Banda Mole terá dois trios elétricos. O palco está montado em frente ao Parque Municipal e a expectativa é de 55 mil pessoas, que vão fazer a festa ao som de outros blocos. O circuito entre as ruas da Bahia e Guajajaras vai receber também Sexta Ninguém Sabe, Baianas Ozadas, Quando Come se Lambuza, Me Beija que Eu Sou Pagodeiro e Pacato Cidadão, além de DJs. A concentração é em frente ao Parque Municipal, a partir das 13h.
A Central do Carnaval de BH faz parte do projeto #carnavalbh, dos Diários Associados, que preparam uma ação multimídia para a folia. O Estado de Minas, a TV Alterosa e o Portal Uai se uniram para uma cobertura integrada e exclusiva. Mais de 100 profissionais, entre jornalistas, produtores, técnicos e pessoal de suporte, estarão envolvidos na megacobertura. Haverá uma verdadeira imersão nos blocos para registrar todos os detalhes.
No jornal, matérias sobre blocos, perfil dos foliões e a agenda da festa, além de esquema de trânsito, segurança e estrutura já estão sendo veiculadas. Um caderno especial vai registrar os cinco dias da folia. No Portal Uai, a cobertura diária no site uai.com.br/carnaval e o mapa dos blocos vão ajudar os foliões a curtirem as atrações e a escolher bloco . E as opções são muitas. Em 2018, cerca de 4 milhões de pessoas curtiram a festa, em 420 desfiles de blocos de rua na cidade. Este ano, a estimativa de crescimento público é de 20%, chegando a 4,8 milhões de pessoas. O evento conta, de acordo com a Belotur, com 590 blocos de rua cadastrados, que farão cerca de 700 desfiles no período oficial do carnaval de BH – aumento de 40% de blocos nas ruas da cidade.
E tanta movimentação não ficará de fora das redes sociais. Haverá cobertura também em tempo real no Twitter (@em_com e @portaluai). No estúdio da TV Alterosa, a apresentadora Isabel Guimarães, do programa MMA Alterosa, vai receber carnavalescos e atrações. Ao vivo das ruas, o repórter Luiz Othávio Gimenez, o Zotha, vai levar para a telinha a irreverência do que rola na capital. A Central do Carnaval de BH vai ao ar hoje, no sábado que vem e em 9 de março, das 12h30 às 13h15. Na segunda e na terça-feira de carnaval, o programa será apresentado das 13h30 às 14h15.