Oficialmente, o carnaval 2019 tomará as ruas de Belo Horizonte a partir de sábado, 2 de março. Mas os ensaios e primeiras apresentações dos blocos que fazem a festa dos foliões da capital mineira começaram ontem e terão continuidade hoje, em várias regiões. Entre os primeiros a ritmar os batuques, ontem, estavam blocos como o Xibiu, da região dos bairros Castelo (Pampulha) e Alípio de Melo (Noroeste), o Afoxé Ilê Odara, do Santo André (Noroeste), e o Baianeiros, no Horto (Leste). Hoje, tem mais folia. Às 10h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro, começa o ensaio do Bloco Bruta Flor. Na feira do Mineirinho, na Pampulha, toca ao meio-dia o Bloco Baianas Ozadas. Às 14h, no Concórdia, o Bloco Cinara toca no evento aberto Jabu Folia. Meia hora depois é o ensaio do bloco feminino Tapa de Mina, no Viaduto Santa Teresa.
Leia Mais
Mangueira faz homenagem a Marielle em samba-enredo de 2019Carnaval de Belo Horizonte é aprovado por turistas e moradores, diz pesquisaMaior carnaval de BH reuniu 3,8 milhões de foliões Blocos que não conseguiram financiamento da PBH saem em busca de recursosEnsaio do Baianas Ozadas lota feira do MineirinhoNo mesmo horário, o Bloco Afoxé Ilê Odara também empolgou num ensaio no Centro Cultural Thirey Ilê Odara, no Bairro Santo André, mostrando a força dos grupos afro e sua grande aceitação nos últimos carnavais. O grupo nasceu após um show de Gilberto Gil, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em meados de 1979, depois de o próprio artista ter manifestado estranheza por BH não ter um grupo de afroxé. A inspiração veio dos baianos do Afoxé Filhos de Ghandy. O Centro Cultural é um ponto de encontro da comunidade, para conservar tradições e desenvolver atividades culturais.
Já no início da noite, foi a vez da bateria inspirada no carnaval de Salvador do Bloco Baianeiros ecoar pela Avenida Silviano Brandão, no Horto. Desde 2015, o grupo traz para as ruas da capital mineira os sucessos do Axé e adaptações de outros estilos musicais com elementos baianos. Só no ano passado foram 100 apresentações. A expectativa para este ano é de reunir cerca de 205 mil pessoas por dia em apresentações nos bairros Castelo e Funcionários (Centro-Sul).