Com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes e moradores que participaram da folia, a Belotur, ao lado do Observatório do Turismo, mostrou avaliação da infraestrutura e o nível de satisfação de quem pulou a festa do rei momo na capital mineira. De acordo com a pesquisa, a maioria dos visitantes (80,4%) e dos moradores (77,7%) avaliou que o carnaval superou ou atendeu plenamente suas expectativas – manifestando alta satisfação com a experiência vivida na cidade. Entre os visitantes que declararam ter participado em edições anteriores, 77% afirmaram que o evento melhorou e 89% tem intenção de voltar.
saiba mais
A pesquisa apurou ainda que a maioria dos turistas se hospedou em casas de amigos e parentes (76,7%), seguidas de hotéis (16,7%) e casa própria ou alugada (5,8). Os números refletiram nos negócios: no setor hoteleiro a movimentação financeira superou os R$ 8 milhões.
Satisfeitos
A pesquisa analisou também o grau de satisfação dos entrevistados com o carnaval. A avaliação geral do evento, em uma escalda de zero a dez pontos, atingiu o valor de 8,6 pontos na opinião do turista e 8,3 dos moradores – avaliações superiores às de 2017 de 8,1 e 8,3, receptivamente. O lazer foi apontado como o principal motivo por 81% dos visitantes, sendo que, desses, 97,3% vieram motivados pelo carnaval. A pesquisa foi feita entre 9 e 14 de fevereiro e 1,6 mil foliões foram entrevistados. A pesquisa completa será divulgada em março.