Desfile do Bloco Chama o Síndico dá a largada para o carnaval de rua de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira. O Síndico é o primeiro grande bloco a ir para a rua no carnaval, não deixando dúvidas de que o reinado de Momo já começou. Em seu sétimo desfile, homenageia os mestres Jorge Ben Jor e Tim Maia, com bateria cheia de brilho, cores e flores. A nota triste é que bloco sentiu os efeitos negativos de um carnaval que cresceu. Ao menos duas vezes, o show teve que ser interrompido por briga e assalto.
A previsão de público da Prefeitura de Belo Horizonte para o bloco é de 70 mil pessoas. No primeiro ano do sindicato, em 2012, alguns amigos se reuniram em torno de caixas de som na Praça da Liberdade e atraíram algumas centenas de foliões. Dali em diante, a cada ano, o bloco leva consigo milhares e milhares de pessoas.
Leia Mais
Bloco contesta veto de bombeiros e tenta manter trajeto do cortejoClaudia Leitte lança clipe de 'carnaval' em parceria com PitbullCarnaval de BH é bom pra cachorro; veja por que os pets tomaram conta da foliaCalor e chuva: veja a previsão do tempo para o carnaval 2018 em BH'Chama o Síndico'PM muda trânsito para shows de Anitta e Safadão no Mirante Beagá Veja o que abre e fecha durante o carnaval em BHQueda de árvore na Savassi chama atenção para risco durante o carnavalCidades do interior de Minas cancelam carnaval por atrasos em repasses de verba
A concentração começou um pouco mais tarde este ano, às 20h, em frente ao Palácio das Artes, a pedido da BHTrans. O principal motivo da troca de horário e itinerário do bloco é aliviar o impacto da folia no trânsito da capital, principalmente no horário de pico.
Logo no início da festa, os integrantes do bloco fizeram algumas manifestações políticas.
O público cantou em capela o refrão "Eu amo você, menina" e garantiu mais uma vez a fama de que BH tem o carnaval do amor. A Avenida Afonso Pena virou uma grande pista de dança colocando à risca a frase estampada no trio elétrico, que diz "é pra dançar dançando".
O trânsito fica fechado em 17 trechos na Afonso Pena, entre a Avenida Carandaí e Rua Tupinambás durante o desfile. Ônibus terão o itinerário alterado e pontos de embarque e desembarque serão desativados. As linhas 5106 (Bandeirantes/BH Shopping) e 82 (Estação São Gabriel/Savassi-via hospitais) tiveram os pontos de ônibus desativados nesse perímetro da Afonso Pena e os itinerários foram reajustados.
Veja como começou o desfile do bloco:
Acenda o Farol, de Tim Maia, no desfile do Síndico:
Foliões fazem manifestações políticas durante o desfile:
Espetáculo de acrobacia e luz durante o 'Chama o Síndico'
Mateus Ceará, cantor do bloco, para música ao ver briga próxima ao bloco
.