A Avenida Afonso Pena recebe o desfile de seis escolas de samba na noite desta terça-feira, no encerramento do carnaval de Belo Horizonte. O evento está previsto para durar até o início da madrugada da quarta-feira de cinzas. Passam pela avenida as escolas Canto da Alvorada, Força Real, Estrela do Vale, Acadêmicos de Venda Nova, Imperavi de Ouros e Cidade Jardim. Cerca de 20 mil pessoas acompanham as apresentações pela estrutura montada próxima ao Palácio das Artes. O prefeito Marcio Lacerda também assiste aos desfiles.
Por volta das 21h20, a Força Real entrou na avenida para mostrar as riquezas de Minas Gerais. O desfile representa uma viagem de trem com Sinhá Olympia, folclórica personagem de Ouro Preto.
Leia Mais
Banda Afoxé Bandarerê abre o desfile das escolas de samba de Belo HorizontePraça da Estação recebe milhares de foliões no último dia de folia Participe da enquete e escolha a melhor fantasia da terça-feira de carnavalVeja todos os vídeos da cobertura do carnaval em BHBloco do Peixoto desfila com milhares de foliões pelo Bairro Santa EfigêniaBaque de Mina desfila com seu maracatu na Praça da LiberdadeFoliões esticam o carnaval em Januária para a quarta-feira de cinzasA Acadêmicos de Venda Nova, campeã de 2014, será a quarta escola a entrar na avenida. O samba deste ano trata as relações comerciais desde o período das trocas até o comércio contemporâneo.
A Imperavi de Ouros, resultado da fusão das escolas Imperatriz e Bem-te-vi, criada em 2013 é a penúltima escola a se apresentar, explorando o misticismo do número quatro: as quatro fases da lua, as quatro estações, os quatro naipes do baralho, os quatro elementos da natureza e as quatro operações fundamentais. Fechando os desfiles, a escola Cidade Jardim faz uma homenagem ao apresentador Tutti Maravilha, uma das personalidade do rádio mineiro.
Antes das escolas desfilarem, o grupo litúrgico-religioso Afoxé Bandarerê se apresentou a cultura afro e lembrou os símbolos Orixás Ogum e Oxum, levando as cores amarelas e azul à avenida.