A extensa programação de shows, blocos caricatos, escolas de samba e festas na repúblicas atraiu cerca de 60 mil foliões neste sábado em Ouro Preto, na Região Central de Minas. Segundo a Polícia Militar, a movimentação nas ladeiras da cidade histórica foi a maior desde a abertura oficial da festa, superando o público de quinta e sexta-feira. Nos cinco palcos montados nas praças Tiradentes, Antônio Dias e Orlando Trópia e nos largos da Alegria e do Cinema e Orlando Trópia se apresentaram atrações de diferentes estilos musicais. As maiores concentrações de público são registradas na Praça Tiradentes, onde a banda Desorquestra se apresentou no início da tarde e o bloco Baianas Ozadas se prepara para desfilar no início da madrugada.
Outro local que ficou bastante movimentado durante todo o dia foi a tradicional Rua Direita, ponto estratégico com vários bares e que dá acesso a diferentes regiões da cidade. A Rua Santa Efigênia também ficou cheia de foliões às 20h, quando saiu o centenário bloco Zé Pereira do Clube dos Lacaios. O conjunto carnavalesco, fundado em 1867, é famoso por seus bonecos gigantes que representam importantes personagens da história de Minas Gerais.
Além das atrações de rua, as repúblicas estudantis promovem festas que reúnem muitos foliões. Segundo o Tenente Reinaldo, do 52º Batalhão da Polícia Militar, muitos turistas chegam à cidade só para essas festas e é difícil ter uma estimativa de público nesses eventos particulares. %u201CAcreditamos que o número pode chegar a 90 mil foliões na cidade%u201D, comenta o militar.
Segundo a PM, 106 militares da cavalaria, da Academia de Polícia e integrantes do 52º Batalhão fazem a segurança na cidade histórica. A corporação afirma que apenas cinco pessoas foram detidas desde quinta-feira por conta de pequenos furtos.
saiba mais
Folia na Savassi reúne mais de 15 mil pessoas na noite deste sábado
Empresária cria bloco de carnaval para comemorar aniversário em BH
Comerciantes aprovam carnaval na zona boêmia de Belo Horizonte
Primeiro dia de carnaval em Diamantina reúne mais de 30 mil pessoas
Bateria do Então, Brilha!, com 400 integrantes, é um dos motivos para a fama do bloco