UAI

Angola Janga: bloco que luta pelo protagonismo negro no carnaval de BH

O carnaval 2023 de BH está chegando; saiba tudo sobre um dos blocos mais emblemáticos da capital mineira, inclusive, quando, onde e como será o seu desfile

Mulheres se divertindo no bloco Angola Janga Sidney Lopes/EM/D.A Press
clock 24/01/2024 15:36
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
Vai passar o carnaval em BH? Então você precisa conhecer o bloco Angola Janga, um dos mais emblemáticos da cidade mineira.

O carnaval deste ano em Belo Horizonte promete ser o maior de todos, desde que a cidade passou a celebrar a festa. Segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), são esperados cerca de 5 milhões de pessoas para o carnaval de BH. 

Para se ter uma ideia, a capital mineira vai ter que trabalhar com 30 órgãos para garantir a segurança e limpeza da cidade nos dias de evento, já que vai contar com uma ampla programação. 

Além de shows fechados e desfiles, Belo Horizonte vai contar com 479 bloquinhos. Entre esses está o Angola Janga, um bloco dedicado ao empoderamento negro e que vem fazendo história desde que surgiu.

Tudo que você precisa saber sobre o Bloco Angola Janga


Angola Janga é um bloco fechado para negros, criado em 2015 pelo casal Lucas Jupetipe e Nayara Garófalo. Em 2011 o casal passou a participar dos bloquinhos na capital mineira como batuqueiros. Porém, em 2015, Lucas sofreu um episódio de racismo, o que levou os dois a formarem o bloco Angola Janga, totalmente dedicado ao empoderamento negro.

Angola Janga (pequena Angola) era o nome real do Quilombo dos Palmares, um lugar em que poderiam se sentir em casa, e foi a inspiração para o nome do bloco. 

Mais que um bloquinho de Carnaval, Lucas e Nayara queriam trazer um espaço seguro para negros manifestarem sua ancestralidade.  

O que você vai ouvir no bloco Angola Janga


O bloco toca ritmos afro-brasileiros antigos e recentes, passando pelos mais diversos estilos musicais, como funk, axé, samba, raggae, ijexá, hip hop e pagodão baiano.

Além disso, o casal aproveita o momento para falar mais sobre negritude.

Com o objetivo de fazer uma performance e um discurso de cunho racial em todas as suas apresentações, o bloco acredita que o desfile não é só sobre carnaval, é também sobre a cultura ancestral, cultura brasileira e a construção identitária brasileira.

Mais que apenas música e diversão, neste bloco você encontra história, lutas e causas.

Conheça também: 


Conheça os integrantes do Angola Janga


Atualmente o bloco Angola Janga conta com cerca de 100 integrantes nas mais diversas funções: bailarinos, percussionistas de bateria, cantores e corpo de baile.

O grupo também costuma realizar ações em escolas, faculdades e na periferia, levando para todos a história da nossa ancestralidade por meio da arte e da música. E agora você poderá ter um pouco de tudo isso no Carnaval em Belo Horizonte.
 
 
 

Saiba como encontrar o bloco Angola Janga no Carnaval de BH


Você pode acompanhar todos os detalhes da programação e aproveitar para conhecer um pouco mais sobre esse bloco emblemático pelo Instagram Bloco Angola Janga.
 

Quer ver mais dicas de blocos essenciais para conhecer no Carnaval de Belo Horizonte?


No portal CarnaUAI você vai encontrar todas as novidades, dicas e notícias sobre o Carnaval de BH. Acompanhe e fique por dentro de tudo que vai rolar na folia da capital mineira antes mesmo que ela aconteça. 
Tags:  #blocos #carnauai
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x