UAI

PATROCÍNIO:

O Boticário

Sistema Comércio


Bloco Rastaxé celebra misturas de cultura afro-brasileira

Bloco, que surgiu em 2017 e não realiza cortejo, tem como marca principal as junções e misturas de sons e culturas

Bateria do bloco Rastaxé Fernanda Tiemi Tubamoto/EM/D.A Press
Fernanda Tiemi Tubamoto clock 20/02/2023 17:11
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news
O bloco Rastaxé, que se concentra na Praça Santa Rita, no Bairro Esplanada, Região Leste de Belo Horizonte, vai às ruas desde 2017 e começou em 2023 com agito, dança e mistura de ritmos. Co-fundado por Shadu e Chiara Ajna, o bloco surgiu do desejo de criar um bloco cultural, contando com um repertório que reúne samba, axé retrô, raggae e congado.

Leia Mais

Pela segunda vez saindo depois da pandemia da COVID-19 - saíram pela primeira vez no sábado (18/2) no mesmo local -, o grupo espera reunir hoje um público de até 2 mil pessoas.

“Durante a pandemia, até tentamos fazer um evento online, mas nunca teria a mesma energia”, conta Shadu, que é músico profissional, professor na área e artista plástico.

Shadu e Chiara Ajna são co-fundadores do Rastaxé. Eles contam um pouco sobre a história do bloco. “Nós temos um mascote, que é um grifo. Ele é uma junção das cores e dos ritmos”, conta Chiara.

“A gente trabalha justamente a cultura. Sou artista plástico, além de músico profissional, e trabalho também com a comunidade, com a divulgação da cultura da raça negra, afro-brasileira, dessa junção do MPB, do raggae, que é jamaicano, dessa mistura que o brasileiro faz. Trabalhamos com esse leque de informações culturais”, explicou Shadu.

Ver galeria . 6 Fotos Bateria do Bloco Rastaxé anima bairro Esplanada no Carnaval de BHFernanda Tiemi Tubamoto/EM/D.A Press
Bateria do Bloco Rastaxé anima bairro Esplanada no Carnaval de BH (foto: Fernanda Tiemi Tubamoto/EM/D.A Press )

Tags:  #carnauai
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x