Leandro Couri/EM/D.A.Press
Silvia Pires , Clara Mariz
18/02/2023 09:07
Durante cortejo no Centro de Belo Horizonte, o bloco Então, Brilha! abriu um bandeirão que pede a preservação da Serra do Curral. Sob gritos contra mineração na área verde que contorna parte da capital mineira, milhares de foliões pediram o fim das mineradoras na região.
Leia Mais
"Quem não tá sabendo, pois saiba, que a nossa Serra do Curral está ameaçada por um projeto de mineração. Gente é pra brilhar, gente não pra morrer de fome, não morrer de sede", disse Glauco Gonçalves Dias, um dos fundadores do bloco Então, Brilha.
Ele lembra que a Serra do Curral, muito mais do que o cartão postal da capital mineira, é parte da identidade dos belo-horizontinos. "Da mesma forma que a gente defende o nosso carnaval, porque tem nossa identidade. Também não podemos deixar ninguém acabar com a Serra do Curral. Ninguém tem o direito de tirar nossa identidade", declarou.
O bloco distribuiu adesivos escritos "Mexeu com a Serra do Curral, mexeu comigo" aos foliões. Um bandeirão com os dizeres "Salve a serra" foi erguido em cima do trio elétrico.
A foliã Cristiane Correia Costa, mora em Santa Luzia, acompanha o cortejo do bloco nesta manhã e reforça a relevância da manifestação. "É muito importante lutar pela Serra. A manifestação é linda, muito importante junto com a alegria, porque o Carnaval também é uma manifestação política", afirma.
O protesto é contrário à aprovação do licenciamento do Complexo Minerário Serra do Taquaril para exploração minerária na Serra do Curral no ano passado.