A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou, esta terça-feira (14), os detalhes da operação de trânsito para a programação de blocos do Carnaval 2023, entre 18 e 21 de fevereiro.
Algumas áreas na Região Central, no Bairro Santa Tereza e na Pampulha serão delimitadas para os desfiles dos blocos, criando uma estrutura fixa de interdições de vias e desvios no trânsito.
Leia Mais
O objetivo da operação visa garantir o desfile seguro dos foliões e também preservar a mobilidade, minimizando os impactos para aqueles cidadãos que precisam se deslocar na capital mineira nos principais dias da folia.
Área Central
Na Região Central, serão cinco áreas de interdição: no Hipercentro, Floresta, Avenida Brasil, Savassi e Barro Preto. Nesses pontos ocorrerão desfiles dos blocos e as vias serão interditadas a partir das 10h do sábado (18). As áreas do Hipercentro e da Savassi ficarão fechadas 24h.
Já as áreas da Floresta, Avenida Brasil e Barro Preto serão liberadas às 23h. Fora do horário dos desfiles, apenas o trânsito local dos moradores e de comerciantes será permitido. Para evitar situações de risco aos foliões e também danos aos veículos, não será permitido estacionar nas ruas interditadas para o desfile dos blocos.
A recomendação da PBH é que os motoristas deem prioridade para trafegar pela Avenida do Contorno, margeando a Área Central, que vai estar liberada para o trânsito e o transporte coletivo. Faixas e banners serão implantados para direcionar os motoristas, moradores e comerciantes nas áreas próximas aos desfiles dos blocos.
No Hipercentro da capital mineira, as avenidas Afonso Pena, Amazonas e Augusto de Lima estarão interditadas 24 horas no período entre 18 e 21 de fevereiro, assim como ruas que cortam essas avenidas.
Na região do Bairro Floresta, a Avenida Assis Chateaubriand estará interditada e será liberada às 23h entre o sábado e a terça de carnaval, assim como as ruas que cortam essa avenida.
Já a área em torno da Avenida Brasil também será interditada e liberada até às 23h dos dias 18 até 21 de fevereiro. A Avenida Bernardo Monteiro e as ruas Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí também estarão incluídas nessa operação de trânsito.
Na região da Savassi, as Avenidas Cristóvão Colombo, Getúlio Vargas, Bias Fortes e um outro trecho da Avenida Brasil também ocorrerão pontos de interdição durante 24 horas entre o sábado e a terça da folia. As ruas que cortam essas avenidas também serão interditadas.
Na região do Barro Preto, um outro trecho da Avenida Augusto de Lima e também ruas que cortam essa avenida, como a dos Timbiras, Guajajaras e Tenente Brito Melo também estarão interditadas e serão liberadas às 23h nos dias 18 até 21 de fevereiro.
Santa Tereza
No bairro Santa Tereza, algumas ruas ao redor da Praça Duque de Caxias serão interditadas, conforme a imagem abaixo. Essas vias serão fechadas a partir das 09h e reabertas a partir das 19h, diariamente, entre os dias 18 e 21 de fevereiro.
Pampulha
Nas vias entorno do Mineirão serão interditadas uma hora antes nos dias que serão realizados os desfiles dos blocos, e liberadas duas horas após a dispersão. Os blocos para essa região estão programados para os dias 16, 17, 18 e 21 de fevereiro.
As vias serão liberadas após o serviço de limpeza ser concluído. O trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas estará permitido. Faixas serão fixadas para alertar e orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas áreas próximas dos desfiles dos blocos.
Área Hospitalar
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o acesso à área hospitalar, próxima ao centro da cidade, é prioridade na operação de trânsito para o carnaval. A circulação será pela av. do Contorno acessando a rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), as avenidas Francisco Sales, Amazonas e Augusto de Lima. Todo esse trajeto estará livre para o trânsito e os agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal, Polícia Militar) irão preservá-los durante os deslocamentos dos blocos. Essas rotas serão utilizadas pelos serviços de emergência e é necessário dar preferência para ambulâncias e viaturas.
Agentes envolvidos na operação
Diariamente, serão, em média, 400 agentes da BHTrans atuando durante o Carnaval 2023 nas Unidades Integradas de Trânsito (UIT) e em parceria nas ruas com agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Acrescendo outras equipes (semafórica, COP-BH, reboques e entre outros) serão mais 630 profissionais envolvidos.