Grupo de amigos cria perfil para informar sobre os blocos de carnaval em BH
Cinco pessoas estão por trás do perfil, que já tem quase 20 mil seguidores. Diariamente, os horários e locais dos ensaios dos blocos são publicados nas redes
Um grupo de amigos, a paixão pelo carnaval e a falta de informação sobre os bloquinhos, este é o resumo do que está por trás da criação do "Se Tem Broquin Eu Vou", uma página nas redes sociais que já conta com quase 20 mil seguidores. Com foco na folia de Belo Horizonte, as publicações visam divulgar ensaios e desfiles, além de vender produtos personalizados para a festa.
Leia Mais
A idealizadora das planilhas é Isabela Queiroz, de 33 anos. Desde 2017, a "Bebel", como é conhecida, já reunia as informações para divulgar em suas redes. Ela sentia falta de ter informação sobre os blocos e tudo que fosse relacionado à festa em BH.
Mas foi em 2018 que a história começou a ganhar o formato atual. Segundo Ed Silva, de 30 anos, a amizade com Bebel o fez entender o hobby de carnaval. "Falei para ela criar um perfil no Instagram e fazer de utilidade pública. Não tinha nenhuma intenção comercial, fizemos a divulgação sem conteúdo patrocinado. Foi tudo orgânico".
"No carnaval desse mesmo ano, personalizamos camisas, óculos e canecas para os amigos. Em 2019, chegamos a 15 mil seguidores nas redes, totalmente orgânicos. Vimos que estava crescendo demais e começamos a atualizar ainda mais as planilhas", explica Ed, que é responsável pela comunicação e comercial da página.
Atualmente, o grupo tem cinco pessoas. Além de Bebel e Ed, o Luiz Alves, de 34 anos, faz parte do projeto desde o início. Para 2023, dois reforços foram chamados, Guilherme Gomes, de 34, e Lucas Camargos, que tem 24 anos. Cada um fica responsável por uma função, mas tudo é feito por hobby, já que todos têm trabalhos.
"Somos publicitários, só o Guilherme que é engenheiro de sistemas. A divisão é assim: Bebel fica por conta de organizar e separar as informações, além de dar a nota dela sobre o bloco. Eu faço a parte comercial e de comunicação e o Luiz faz a identificação visual, a marca. Todos os ano, temos pessoas nos ajudando, neste o Guilherme responde as mensagens das redes sociais e o Lucas foca nos conteúdo produzidos para TikTok", diz Ed.
Conseguir tantas informações não é fácil. "É um processo complicado, porque nem todos os blocos mandam para nós. Para montar a planilha, entramos em cada perfil e conferimos se vai ter ensaio na semana, mas também deixamos o link em nossa página para os blocos mandarem as informações. Atualmente, as planilhas do fim de semana saem na sexta-feira, a partir de 12h, e os ensaios de segunda a quinta são publicados nos stories".
Este ano o grupo está ainda mais empolgado para o carnaval, já que os dois anos de pandemia deixaram os foliões mais ansiosos para aproveitar. "Já está sendo diferente, como ficamos muito tempo sem carnaval, sentimos que as pessoas querem muito divertir. Vai ser o maior carnaval de BH, segundo a Belotur, e queremos ajudar mais o folião", conta Ed.
Para divulgar as informações, há um grupo no aplicativo Telegram. "Tem participantes vindo de outras cidades e estados. Eles querem dicas e nos tornamos quase 'gurus' do carnaval de BH, para informar da melhor forma possível. Estamos animados, pretendemos não parar depois da folia. Queremos fomentar a marca, fazendo festas e mantendo esse espírito carnavalesco ao longo do ano", finaliza.