Sem a visita de milhares de pessoas, e com os espaços confinados, obras como a Capela Sistina ficaram longe do público por bastante tempo durante a pandemia do novo coronavírus. Para reduzir as distâncias, o Vaticano lança neste mês uma edição de luxo que documenta cada centímetro da sala pintada por Michelangelo.
Leia Mais
Videoarte dá voz aos excluídos na periferia de Belo HorizonteBruno Viveiros Martins analisa as raízes do Clube da EsquinaBiografia do violonista Baden Powell ganha nova ediçãoInhotim reabre com visitação reduzida e galerias fechadasConheça o casal de bailarinos do Corpo que faz sucesso em aulas on-lineMostra 'Além do traço' reúne obras de 21 artistas na Mama/CadelaCom volumes pesando cerca de 11 quilos, Capela Sistina traz fotos em alta resolução, registradas por fotógrafos, que revelam manchas de tinta e imperfeições de gesso no afresco. Publicada pela editora italiana Scripta Maneant, em parceria com a Callaway Arts & Entertainment, de Nova York, a coleção custa US$ 22 mil.
Os 1.999 exemplares (600 em inglês) são encadernados em seda e couro de bezerro branco, e costuradas à mão. A versão em italiano já está esgotada. O preço nada singelo tem explicação. Parte dos lucros será transferida para a conservação dos museus do Vaticano, segundo reportagem da The Economist.