
Os museus parisienses d’Orsay e Orangerie lançaram, em 2015, uma bem-sucedida campanha para atrair famílias em suas exposições. Um dos cartazes da ação diz ''Tragam seus filhos para ver gente nua'' colocada sobre a pintura Femme Nue Cauchée ('Mulher Nua Deitada') de Auguste Renoir. Segundo a RFI, rádio pública francesa, a campanha será retomada neste mês na França.
Em entrevista concedida à rádio, Amélie Hardvillier, coordenadora de comunicação dos museus, disse que, à época da divulgação dos cartazes, não houve nenhum tipo de reação negativa. Segundo ela, o objetivo era se colocar no lugar das crianças quando elas vão a museus e entender suas reações às obras.
Nenhuma das obras expostas nos dois museus têm censura de idade, nem mesmo L'Origine du Monde ('A Origem do Mundo', Gustave Courbet, 1866). ''Essa é também a função da arte: incomodar, questionar'', disse Hardvillier, segundo o site G1.
A campanha francesa retorna coincidentemente em um momento em que o debate toma conta das redes sociais no Brasil, e chega até o Ministério Público. No fim de setembro, a participação de uma criança em uma performance protagonizada por um homem nu no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) deu início a nova polêmica sobre a liberdade artística. O teor dos comentários também está relacionado ao cancelamento da mostra Queermuseu, em Porto Alegre, no Santander Cultural.
Hardvillier expressou preocupação com a situação no Brasil. ''Sei que São Paulo é palco de belas exposições. É muito grave essa situação. Fico triste com essa notícia'', lamentou.
.