São Lourenço recebe Festival Nacional da Canção neste fim de semana

Cidade no Sul de Minas recebe a primeira etapa classificatória do Fenac, que cai distribuir 200 mil em prêmios

Estado de Minas

Famosas por suas águas, carregadas de propriedades terapêuticas, as fontes de São Lourenço, no Sul de Minas, atraem turistas de todo o Brasil.
Porém, no fim de semana, a música será a estrela da estância hidromineral. A cidade receberá a primeira etapa do 47º Festival Nacional da Canção (Fenac), o maior evento do gênero realizado no Brasil. Serão distribuídos R$ 200 mil em prêmios.

Hoje e amanhã, às 21h, em frente ao Parque das Águas, o público ouvirá 20 canções – quatro delas se classificarão para as semifinais, em Boa Esperança.

As seis etapas classificatórias e a grande final prometem movimentar a vida cultural de diversas cidades sul-mineiras. Esta edição do Fenac contabilizou dois mil inscritos de 24 estados – 100 foram selecionados. A portuguesa Sandra Fidelga está entre eles. Ela virá de Lisboa especialmente para mostrar seu talento em Minas.

As outras etapas serão realizadas em Extrema (4 e 5/8), São Thomé das Letras (11 e 12/8), Coqueiral (25 e 26/8) e Guapé (1º e 2/9). Semifinais e finalíssima ocorrerão de 7 a 9 de setembro, em Boa Esperança, onde nasceu Lamartine Babo – cujo nome está no troféu que será concedido ao vencedor.

IMPULSO Ano passado, a banda de pop rock capixaba Cinco Nós venceu o Fenac com a canção Runas.  “O prêmio permitiu que terminássemos a gravação de nosso disco.
O Fenac é um grande festival. Foi uma alegria muito grande não só ter vencido, como também a oportunidade de tocar para tanta gente”, diz o vocalista Nano Vianna.

Paralelamente ao Fenac, as cidades-sedes receberão o 8º Festival Nacional da Cultura, com eventos de música clássica e instrumental, teatro, dança e  artes circenses. (CE)

FENAC
. Sexta e sábado (28 e 29/7) – Às 21h. Etapa classificatória. Palco Fenac, em frente ao Parque das Águas, em São Lourenço


FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA
. Sexta (28/7) – 15h: Palhacita vai à praia. Com Trupe Gaia. 16h: Família Tiso. 17h30: Project Violive (Calçadão). 21h: O Clown e os Tambores, Violive e Malabares de Led (Palco Fenac)
. Sábado (29/7) – 10h30: Palhacita vai à praia. 11h30: O Clown e os Tambores.
13h: Sofisticanto.
14h: Instrumental/música caipira. 15h30: Martin Fernandez e Thuany Schainaider (ópera). 17h: Daiana Mazza (violino). No Calçadão. 21h: O Clown e os Tambores e Daiana Mazza (Palco Fenac)
.