
Enquanto a próxima leva de episódios ainda não foi confirmada, a dupla estrela dois títulos que chegam às livrarias em breve, Advogado do diabo (Happer Collins, 320 páginas, R$ 39,90), de Jonathan Maberry, e Agente do caos (Happer Collins, 320 páginas, R$ 39,90), escrito por Kami Garcia. Os livros, de uma série intitulada The X-Files origins, trazem histórias de origem e revelam o passado dos investigadores sobrenaturais.
Os livros preenchem uma lacuna deixada pela série televisiva, já que as dez temporadas da atração exploraram poucos aspectos da juventude de Mulder e Scully. Inclusive, além do 11º ano que pode ser anunciado em breve, especula-se a possibilidade de um programa com versões mais jovens dos agentes.
Agente do caos é centrado em Mulder, perturbado desde a adolescência com o misterioso sumiço da irmã, em uma aparente abdução alienígena. O plot foi explorado inicialmente no primeiro episódio da segunda temporada da série, Little green man (Homenzinhos verdes), de 1994. No livro, a trama é ampliada, com Fox investigando casos de outras crianças desaparecidas em situações semelhantes.
Já Advogado do diabo resgata o passado de Scully, revelando como a agente tornou-se tão cética e as dificuldades enfrentadas na época do colégio, quando era uma das excluídas da turma. O cenário torna-se ainda mais dramático por conta de pesadelos constantes que a acompanharam, além de uma série de mortes suspeitas de colegas em acidentes de carro.
Ambos os livros já estão em pré-venda em sites como Livraria da Folha, Saraiva e Amazon. A série, exibida entre 1993 e 2002, teve seis novos episódios exibidos em 2016, dois filmes para o cinema e foi adaptada também para os quadrinhos, videogames e diversos livros.