UAI

Rael convida Ludmilla para seu novo single afropop 'Vibe'

A faixa é uma mistura de pop com amapiano, gênero musical de raiz sul africana que surgiu nos anos 2000

-->
Rael convida Ludmilla para seu novo single afropop Vibe TMJ Brazil
Rael convida Ludmilla para seu novo single afropop Vibe
x
Mayra Dugaich clock 24/02/2025 09:42
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Na última quinta-feira (20), Rael lançou seu novo single, um convite para se entregar ao momento por meio da sensualidade e do prazer que ele propõe em Vibe, com participação de Ludmilla.

Leia Mais

A faixa dançante e envolvente chegou às plataformas de streaming de áudio, acompanhada de um visualizer no canal de YouTube do artista. Assim como os seus últimos lançamentos, Na Pista Sem Lei, com participações de FBC e Rincon Sapiência; e Onda (Citação A Onda), com feat de Mano Brown e Dom Filó.

Vale destacar que Vibe também faz parte de Onda, próximo álbum de Rael, com previsão de lançamento para março.

A faixa é uma mistura de pop com amapiano gênero musical de raiz sul africana que surgiu nos anos 2000 e tem alcançado reconhecimento global. 'O amapiano é um ritmo relativamente novo aqui no Brasil e eu quis me desafiar a fazer', comenta ele, que sempre se dedicou a pesquisas musicais do continente africano. 'Para se reinventar, você tem que se permitir', afirma Rael.

Ao compor a faixa, Rael e Nave Beatz, que assina a produção musical, logo pensaram em Ludmilla para essa colaboração. 'O Rael tem uma sensibilidade única e uma visão artística que eu admiro muito. A gente conseguiu misturar nossas influências de uma forma muito natural e o resultado é uma canção que fala diretamente com o coração. Estou muito animada para dividir isso com o público', comenta Ludmilla.

Rael lança novo single 'Onda'

Rael lançou o novo single Onda (Citação A Onda) pela Laboratório Fantasma e Altafonte.

A faixa homenageia Cassiano artista precursor dos bailes black nas décadas de 1970 e 1980 no Brasil e conta com a participação de Mano Brown e Dom Filó. Assim como Na Pista Sem Lei, divulgada em novembro do ano passado, a nova faixa faz parte do próximo álbum do artista, com lançamento esperado para o primeiro trimestre do ano.

Rael frequenta os bailes black em São Paulo desde a sua adolescência, enxergando nesses espaços um pertencimento que não encontrava em qualquer lugar. Mais do que encontros para dançar, esses bailes são um lugar de resistência e efervescência cultural. Sendo assim, ao escrever Onda (Citação A Onda), o artista carrega a memória dos grooves marcantes do soul, do funk e do R&B que ecoavam pelas caixas de som dos bailes para seu novo single, convidando o público para a pista de dança, através de uma batida envolvente e uma melodia cheia de nostalgia.

'A capacidade de 'tirar uma onda' no meio do caos é uma herança ancestral, um código de sobrevivência. É uma arte que transcende gerações, desde o nego véio malandro sábio até as novas gerações, os repentistas nordestinos, os sambistas dos morros e os MCs da quebrada. Porque rir, cantar, dançar e celebrar, mesmo com pouco ou nada, sempre foi um grito de liberdade', afirma Rael.

Ao prestar atenção na letra de 'Onda (Citação A Onda)', percebe-se o lado curioso do cantor e compositor em se debruçar na história de Cassiano para homenageá-lo, como um ícone da música black dos anos 1970.

A escolha de chamar Mano Brown para participar da canção surgiu durante a fase de produção, assinada em parceria com Nave Beatz. O início da trajetória de Rael foi muito marcado por seus covers do Racionais MC's. Logo, chamar o Mano Brown para colaborar em um trabalho, foi natural. 'A missão de todo MC brasileiro é ter uma parceria com o Mano Brown. E ele foi um dos principais artistas responsáveis por impulsionar o nome do Cassiano para o mundo ', afirma Rael.

'Queremos sempre trazer a história dos artistas que vieram antes de nós, e que conquistaram espaços para a comunidade preta, como é o caso do Cassiano. Esse projeto veio para honrar nosso passado', acrescenta Mano Brown.

Mais do que uma homenagem a Cassiano, Rael reverência cantores que atravessaram gerações e ajudaram a fortalecer a cena dos bailes black no país, como Jorge Ben Jor, Djavan, Sandra de Sá, entre outros. Esses artistas carregam em suas composições um chamado para a população preta ocupar espaços de celebração, liberdade e alegria. Assim como eles, Rael reforça em Onda (Citação A Onda) a importância de sair para dançar e curtir, resgatando a essência dos bailes. 'É sobre resistir e existir com dignidade, mesmo quando o mundo parece decidido a te sufocar', finaliza Rael.

A faixa também conta com a colaboração de Dom Filó, figura importante no cenário musical preto, sendo também um dos precursores dos bailes black. O jornalista e produtor cultural finaliza a faixa 'mandando o papo', como uma mensagem aos ouvintes. ''Onda (Citação A Onda)' já nasce como um clássico a ser eternizado no universo da música brasileira em homenagem a Cassiano, o esquecido gênio da MPB. É um grande prazer fazer parte dessa conexão ancestral junto ao Rael e Mano Brown. Sigamos!', afirma Dom Filó.

Confira:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp