Arte nas Águas: Dupla Bicicleta Sem Freio inaugura mural em reservatório da Copasa
Kris Kristofferson cresce quase 2.300% no streaming após sua morte
Os streams oficiais sob demanda do artista nos Estados Unidos atingiram quase 1,9 milhão no total para seu catálogo
Na última segunda-feira (30), os streams oficiais sob demanda de Kris Kristofferson nos Estados Unidos atingiram quase 1,9 milhão no total para seu catálogo, um salto de 2.292% do total de 79 mil que sua discografia havia acumulado na segunda-feira anterior (23), de acordo com a Luminate.
Leia Mais
Segundo a Billboard, uma grande parte desse número, foi para Why Me, o único hit número 1 de Kristofferson na parada Country Airplay da Billboard e seu maior hit crossover (#16) na Billboard Hot 100, com a música subindo 1.442% no mesmo período. Enquanto isso, The Highwaymen, o supergrupo country que contava com ele entre seus membros, também viu um aumento sério na audiência, ganhando 229% para 725 mil plays.
Vale lembrar outras faixas tocadas por outros artistas, alguns dos hits mais famosos que ele escreveu também tiveram ganhos mais modestos: Me and Bobby McGee, de Janis Joplin, que chegou ao topo da Hot 100, subiu 19% com 110 mil streams, e Help Me Make It Through the Night, de Sammi Smith, subiu 56% para 11 mil streams.
Vale destacar que Kris morreu aos 88 anos no domingo (29), encerrando uma carreira que durou mais de meio século e cheio de sucessos, muitos gravados por ele mesmo e tantos escritos para outros.
Kris Kristofferson, ator e cantor, morre aos 88 anos
O ator e cantor Kris Kristofferson morreu em sua casa em Maui, no Havaí, no último sábado (28), segundo a porta-voz Ebie McFarland informou a Billboard. Ele tinha 88 anos.
'É com o coração pesado que compartilhamos a notícia que o nosso marido/pai/avô, Kris Kristofferson, faleceu pacificamente no sábado, 28 de setembro em casa. Somos todos tão abençoados pelo nosso tempo com ele. Obrigado por o amar durante todos estes anos, e quando ver um arco-íris, saiba que ele está sorrindo para todos nós', se manifestou a família do artista pelo Instagram no domingo (29).
Segundo a Billboard, a partir do final dos anos 1960, ele escreveu clássicos como Sunday Mornin' Comin' Down, Help Me Make It Through the Night, For the Good Times e Me and Bobby McGee. Kristofferson era cantor, mas muitas de suas músicas eram mais conhecidas por serem tocadas por outros artistas.
Ele também estrelou longas ao lado de Ellen Burstyn no filme de 1974 do diretor Martin Scorsese, Alice Doesn't Live Here Anymore, e ao lado de Barbra Streisand em A Star Is Born de 1976 e atuou com Wesley Snipes em Marvel's Blade em 1998.
Na parada de álbuns de todos os gêneros da Billboard 200, Kristofferson marcou 19 entradas, incluindo a trilha sonora número 1 A Star is Born. Ele marcou uma dúzia de entradas na parada Hot Country Songs da Billboard, incluindo duas #1: 'Why Me' em 1973 e a colaboração de estrelas 'Highwayman' em 1985 com Waylon Jennings, Willie Nelson e Johnny Cash. Na parada Top Country Albums, ele colocou 25 títulos, incluindo um trio de No. 1s: Jesus Was a Capricorn (1973), Full Moon (com Rita Coolidge, 1973) e Highwayman (com Nelson, Jennings e Cash, em 1985).
Vale citar as músicas que ele escreveu que se tornaram sucessos gravados por outros artistas sempre no topo das paradas: Me and Bobby McGee (Hot 100 para Janis Joplin), Sunday Mornin' Comin' Down (Hot Country Songs para Johnny Cash), For the Good Times (Hot Country Songs para Ray Price) e Help Me Make It Through the Night (Hot Country Songs para Sammi Smith).
Como ator, ele interpretou o protagonista ao lado de Barbara Streisand e Ellen Burstyn, mas também trabalhou em faroestes e dramas de cowboy.
Vale lembrar que ele se aposentou das apresentações e gravações em 2021, fazendo apenas aparições ocasionais no palco.