UAI

Quem é o youtuber Gato Galáctico, acusado de apologia ao nazismo?

As acusações vieram à tona após uma publicação, em que ele falava sobre tomar leite puro e usava uma camisa verde

Quem é o youtuber Gato Galáctico, o Ronaldo de Souza, acusado de apologia ao nazismo? Dvulgação/Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 30/06/2024 11:01
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Ronaldo de Souza, nome verdadeiro do Gato Galáctico, segue como um dos assuntos mais comentados nas redes sociais por suposta apologia ao nazismo. O criador de conteúdo adulto, que é conhecido pelo público infantil, foi acusado de propagar símbolos de supremacistas brancos após uma foto em que bebe leite não pasteurizado e usava uma camisa verde.

Leia Mais

A imagem foi publicada com uma legenda que pedia a descriminalização da venda de "leite cru" na última quinta-feira (27/06). "Podemos descriminalizar o leite cru também? Não faz o menor sentido ser ilegal", escreveu ele, após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter formado maioria para a descriminalização do porte de até 40 gramas de maconha para uso pessoal.

 

A comercialização para o consumidor do leite sem pasteurização é proibida por lei (Nº 66.183, de 5 de fevereiro de 1970) no Brasil, devido aos riscos à saúde pública. Vale destacar, que o leite puro é símbolo ligado principalmente a grupos neonazistas, assim como roupas verdes são comumente associadas ao Integralismo - movimento liderado por Plínio Salgado (1895-1975) que era apontado como uma espécie de "fascismo à brasileira", enquanto o penteado lembrava o de Adolf Hitler (1889-1945).

 

Após a repercussão negativa, o influencer negou relação com grupos supremacistas ou neonazistas e afirmou que irá remover a publicação na sexta-feira (28/06). "Fui alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neonazistas", escreveu nas redes sociais.

 

Na sequência, ele disse ainda defender a paz e afirmou que, em nome da própria família, que está sendo afetada pela repercussão da foto, e de "qualquer pessoa que possa ter se sentido ofendida".

 

Confira, abaixo, o post:

 

Mas, afinal, quem é o Gato Galáctico? Ronaldo é natural de Gramado, na Região Serrana do Rio Grande do Sul. Ele atualmente conta com 18,3 milhões de inscritos na plataforma de vídeos, além de 3,8 milhões de seguidores no TikTok, 1,6 milhão no Instagram, 318 mil no Twitter e 242 mil no Facebook.

 

Além de youtuber, ele é cartunista, desenhista, ator e dublador. Originalmente, o canal do YouTube, seu carro-chefe, publicava animações desenhadas e dubladas pelo próprio influenciador digital. Na sequência, ele passou depois a contar com outras narrativas: histórias da vida do próprio Ronaldo de Souza ilustradas por animações, vídeos de videogames, aulas de desenhos e para construir brinquedos de papelão, customização de objetos como mochilas e chinelos, e novas músicas e animações.

 

Tamanho sucesso levou o digital influencer a participar de especiais para crianças na televisão, tanto no SBT como na Globo. Inclusive, ele foi elogiado por ninguém menos que Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x