Beatles 64, novo documentário de Scorsese, chega neste mês
Internet relembra personagens e bordões de Claudia Jimenez
Atriz e humorista morreu neste sábado (20/08), aos 63 anos, no Rio de Janeiro. A causa do falecimento não foi divulgada
Ao longo de sua carreira, Claudia Jimenez marcou a televisão brasileira com personagens inesquecíveis e inúmeros bordões que se tornaram populares. Dona Cacilda, Edileuza e Bina Colombo voltaram a aparecer na timeline do Twitter neste sábado (20/08), após a morte da atriz e humorista, aos 63 anos de idade no Rio de Janeiro.
Leia Mais
A artista estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense e enfrentava um tratamento contra um câncer no tórax. A informação foi confirmada pelo hospital. A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo a unidade hospitalar, a família não autorizou.
Relembre alguns bordões da veterana, abaixo:
"Cacilllllda" e "Beijinho, beijinho, pau, pau"
Em 1990, foi como a saliente Dona Cacilda, uma das alunas da Escolinha do Professor Raimundo (1990)
, que Claudia ficou conhecida nacionalmente. A personagem era destaque na atração de Chico Anysio (1931-2012).
"Quando falar o meu nome, vê se rebola essa língua. É Cacillllllda!", dizia a pesonagem. Na série, ela apresentou o bordão "beijinho, beijinho, pau, pau", em referência à música "Beijinho, beijinho, tchau, tchau", de Xuxa Meneghel.
"Óhhhhhhhhh..." e "Ai, meu Deus"
Em Sai de Baixo (1996), ela deu vida a empregada doméstica mal-humorada e sem papas na língua, intitulada Edileuza, ela trocava insultos diários com os "novos pobres", como ela se referia aos parentes de Vavá, e estava sempre pronta a ajudar o patrão em qualquer plano para despejá-los.
A funcionária do Arouche Tower fazia de tudo para não ser explorada por Cassandra (Aracy Balabanian), a quem chamava de "Dona Casseta" e protagonizou brigas memoráveis com Caco Antibes (Miguel Falabela)– com direito a dedo na cara e um brincalhão "Óhhhhhh"!, que caiu nas graças do público. Outro bordão era o "Ai, meu Deus!", ao lado do telefone.
"Cala a boca, Luzineide"
Em 1998, foi como a garçonete Bina Colombo, que Claudia Jimenez levou humor a telenovela Torre de Babel. Na companhia de sua fiel escudeira, que mal podia falar, Luzineide (Eliane Costa), a dupla levou o bordão que tomou as ruas na época. Ou você se esqueceu do famoso "Cala a boca, Luzineide".
Na rede social do passarinho, além de lamentar a partida de Claudia, fãs e internautas relembram personagens marcantes e repetem seus bordões.
Claudia Jimenez, nossa eterna Edileuza e dona Cacilda, descanse em paz %uD83D%uDE4F%uD83D%uDE22
— Bruno afiune%uD83E%uDD9C%uD83E%uDD20 (@brazdadour) August 20, 2022
Triste notícia a morte da atriz e humorista, Claudia Jimenez, que teve papeis marcantes na TV, como a Dona Cacilda, na primeira versão de "Escolinha do Professor Raimundo", nos anos de 1990, e depois como a empregada Edileuza, em "Sai de baixo". Vai com Deus e obg pelas risadas.
— Gustavo Farache (@GustavoFarache) August 20, 2022
Que perda pra comédia e cultura desse País, descanse em paz Claudia Jimenez, eterna Dona Cacilda.
— Rafael Cavalcante (@rafaduduzao) August 20, 2022
Muitas risadas dei com a Dona Cacilda, da %u201CEscolinha do Professor Raimundo%u201D e a sensacional Edileuza, do "Sai de Baixo". Os mais antigos lembram também da insaciável "Pureza, de Chico City. Perdemos hoje Claudia Jimenez, com apenas 63 anos, um enorme talento. Descanse em paz!
— Nando Gross (@NandoGross) August 20, 2022
Faleceu a atriz Cláudia Jimenez, a eterna Dona Cacilda da Escolinha.
— Eddie Peugeot %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@ESPeddieP) August 20, 2022
Triste a notícia do falecimento de Cláudia Jimenez, uma grande artista. Gostei de muitos de seus trabalhos. Edileuza (Sai de Baixo) e Dona Cacilda (Escolinha) foram dois grandes marcos. Eu gostava muito de Bina, de "Torre de Babel", e Bia, do filme "O corpo".
— Natival Simões Neto (@nativalneto) August 20, 2022
Vai com deus , eterna dona cacilda e dona edileuza
— maurilio p neto (@mauriliopasqui2) August 20, 2022
Hoje, nos despedimos da atriz Claudia Jimenez. A atriz morreu neste sábado aos 63 anos. Cláudia se destacou na comédia, fazendo o país rir com personagens como a Dona Cacilda, da %u201CEscolinha", e a Edileuza, de %u201CSai de Baixo%u201D. Adorava ela na novela %u201CTorre de Babel%u201D! %uD83D%uDC94%uD83D%uDE4F%uD83C%uDFFB%u2728 pic.twitter.com/44nNOwybBz
— Memória Teledramatúrgica Por Eduardo Conceição (@OficialMemoria) August 20, 2022