UAI

Agente da PF investigado por contrabando aparece em série sobre Aeroporto

Na produção o agente Nieri aparece como um dos profissionais responsáveis pelo combate ao contrabando de mercadorias ilegais no Aeroporto de São Paulo

Agente da PF que aparece em Aeroporto: Área Restrita é investigado por contrabando de ouro Divulgação/Discovery Brasil/Reprodução/YouTube
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 06/12/2023 22:47
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

O agente da Polícia Federal (PF) Gianpiero Nieri Rocha, de 48 anos, que esteve na primeira temporada da série de TV intitulado Aeroporto: Área Restrita, é um dos alvos da Operação Ládon, deflagrada na última sexta-feira (01/12).

Leia Mais

De acordo com as informações do jornal O Globo, o profissional é acusado de integrar um grupo organizado que fazia o contrabando de ouro para o exterior em voos comerciais partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Gianpiero Nieri é investigado pelo suposto envolvimento no esquema junto com Ernesto Kenji Igarashi, de 51.

 

Os dois agentes recebiam ouro oriundo de garimpos clandestinos e repassavam para pessoas que eram responsáveis por transportar o metal precioso. Ambos foram afastados e estão com tornozeleira eletrônica. A Justiça também determinou medidas cautelares diversas da prisão a todos os investigados.

 

A Operação Ládon tem como objetivo apurar a possível ocorrência dos crimes de organização criminosa, usurpação de bens da União, evasão de divisas, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As investigações ocorreram entre 2018 e 2022, de acordo com a PF o grupo teria transportado ilegalmente centenas de quilos de ouro para o exterior a partir de voos internacionais que decolavam de São Paulo.

 

Aeroporto - Área Restrita é uma série documental produzida pelo estúdio Discovery Global com o apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que acompanha as equipes responsáveis pelas operações de segurança no Aeroporto de Guarulhos, que é o maior aeroporto da América Latina.

 

Na produção audiovisual, imagens de várias organizações governamentais são utilizadas para mostrar o controle da vigilância alfandegária e da entrada de drogas e outros produtos ilegais no Brasil. Na obra, Nieri aparece como um dos profissionais responsáveis pelo combate ao contrabando de mercadorias ilegais, crime pelo qual está sendo investigado.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x