Daniel Craig, ex-007, critica fama: 'Ser uma celebridade te mata''
Teuda Bara vence Prêmio Paulo Gustavo de Valorização do Humor e da Comédia
Samantha Schmutz, Tom Cavalcante, Matheus da Costa Carvalho e Maria Bopp também foram selecionados
A dama do teatro mineiro, Teuda Bara foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Paulo Gustavo de Valorização do Humor e da Comédia, entregue pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (21/06), no Salão Nobre da Casa, em Brasília.
Leia Mais
Além da atriz do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, os influenciadores digitais Maria Bopp e Matheus Costa, e os comediantes Tom Cavalcante e Samantha Schmutz, conhecidos pelo público de televisão, também foram selecionados para receber a honraria especial.
Com a frase "rir é um ato de resistência", do ator e humorista Paulo Gustavo, a premiação homenageia até cinco pessoas, grupos ou organizações que tenham contribuído para a cultura por meio da comédia. A iniciativa é da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e foi batizado em homenagem ao artista que ficou famoso no cinema, teatro e na TV por papéis como o da mãe exagerada Dona Hermínia. Ele morreu em maio de 2021, aos 42 anos, vítima de Covid-19.
Vale destacar, que os premiados foram escolhidos por uma comissão composta por representantes da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, presidida pelo presidente da Comissão de Cultura, o deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ).
Teuda Bara
Teuda, tem 82 anos e é uma atriz reconhecida internacionalmente pela longa trajetória teatral como integrante e fundadora do Grupo Galpão e por uma extensa lista de personagens atravessada por sua persona inconfundível, que a tornam ícone do teatro brasileiro. Recentemente, ela estreou o mais novo espetáculo do Galpão, Cabaré Coragem, que ficou em cartaz três semanas na capital mineira e agora segue para o Rio de Janeiro e São Paulo.
Além de atuar na maior parte dos espetáculos do Galpão, participou do espetáculo K.Á., do Cirque Du Soleil e atuou em filmes como Menino Maluquinho - O Filme (1994), de Helvécio Ratton, Vinho de Rosas (2005), de Elza Cataldo, O Contador de Histórias (2009), de Luiz Villaça, O Palhaço (2011), de Selton Mell, As Duas Irenes (2017), de Fabio Meira e Noites de Alface (2021), de Zeca Ferreira. Na telinha, atuou na novela Meu Pedacinho de Chão (2014) e no seriado Filhos da Pátria (2017) e A Vila (2017).